Imprimir

Notícias / Esportes

Ferrari apresenta o F60, seu carro para 2009

AE

A Ferrari apresentou nesta segunda-feira seu carro para a temporada 2009: o F60, assim batizado por ser a 60ª temporada da equipe italiana na Fórmula 1, segue os novos padrões aerodinâmicos da categoria, com asas dianteiras bem mais largas que nos últimos anos, em total contraste com as asas traseiras, mais altas e estreitas.

O carro que será guiado por Felipe Massa e Kimi Raikkonen repete o padrão de pintura do ano passado, com a carenagem vermelha e um desenho de código de barras em branco representando a Marlboro, principal patrocinadora da equipe, que não pode divulgar sua marca de cigarros na maioria dos países que recebem a as corridas.

Ao contrário de anos anteriores, em que a apresentação do novo carro era feita numa cerimônia cheia de pompa, o lançamento do F60 obedeceu à nova realidade da F-1 diante da crise financeira mundial: foi feita pela internet, com a distribuição de textos e fotos de divulgação, a fim de economizar custos.

O F60 apresentado nesta segunda já conta com a presença do Kers, o sistema de recuperação de energia cinética, outra novidade da temporada, que recupera a energia perdida nas freadas e a transforma em potência extra, a ser utilizada por alguns segundos em cada volta. Nas últimas semanas, o presidente da equipe, Luca di Montezemolo, reclamou da utilização "apressada" da nova tecnologia.

Única equipe presente em todas as temporadas da F-1, a Ferrari buscará em 2009 seu 17º título no Mundial de Construtores, sendo o terceiro seguido, além de recuperar o de Pilotos - que no ano passado escapou de Felipe Massa por um ponto, ficando com Lewis Hamilton, da McLaren, após a eletrizante decisão no GP do Brasil. O F60 vai à pista ainda nesta segunda-feira, nas mãos de Massa, na pista de Mugello, e participará também dos testes coletivos que serão realizados na semana que vem, no novo circuito de Portimão, em Portugal.
Imprimir