Imprimir

Notícias / Brasil

Mesmo sem greve, haverá caos nos aeroportos, avalia SNA

Valor OnLine

A decisão dos trabalhadores do setor aéreo de não realizar greve neste fim de ano não descarta a possibilidade de caos nos aeroportos do país. Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Gelson Fochesato, haverá muitos atrasos e cancelamentos nos voos até a chegada de 2011 devido à falta de planejamento das companhias aéreas.

'Já temos tripulações que não podem mais voar porque estouraram o limite de horas de voo. Parte dos atrasos e cancelamentos que já estamos vendo nos aeroportos se deve a isso', destaca Fochesato.

De acordo com ele, entre 25% e 30% das tripulações já estão no limite. Por lei, os aeronautas podem voar no máximo 85 horas por mês, não ultrapassando o limite de 850 horas de vôo ao ano. 'Como as empresas têm a política de voar o máximo possível com o menor número de trabalhadores, chegamos num ponto de esgotamento', afirma o presidente da SNA.

Contratações de emergência, esclarece Fochesato, não resolvem o problema. Segundo ele, antes de começarem a voar, os pilotos precisam passar por um treinamento de cerca de três meses. 'Agora não há mais alternativas. O máximo que se pode fazer é realocar os passageiros de voos cancelados em outras aeronaves', concluiu.
Imprimir