Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

UTI Móvel, Fisioterapia e celeridade às cirurgias eletivas são conquistas do Hospital Regional de Cáceres

Da assessoria

O Hospital Regional de Cáceres (HRCáceres) Dr. Antonio Fontes é uma unidade hospitalar de gestão da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) que atende toda a demanda por serviços de saúde curativa na região oeste do Estado incluindo o atendimento as necessidades de saúde de parte dos moradores da Bolívia, país com o qual Cáceres faz divisa.

Para o diretor geral do Hospital Regional de Cáceres, Jonas Ribeiro, as principais conquistas do hospital, alcançadas em 2010, foram a implantação do serviço de UTI Móvel local e a celeridade das cirurgias eletivas, que com o PAS da Saúde zeraram as filas das demandas reprimidas.

A construção do Centro de Reabilitação e Fisioterapia foi outra conquista. “Com a interação desse anexo de reabilitação ao nosso Complexo Hospitalar, haverá um ganho muito significativo para o tratamento dos pacientes de reabilitação em fisioterapia já desenvolvida neste Hospital Regional, bem como a todos os usuários que porventura venham a necessitar de um tratamento diferenciado e especializado nessa área de atuação fisioterápica”, salientou o diretor.

Os resultados desse esforço de dotar o Hospital Regional de instrumentos para melhor ministrar os serviços de saúde necessários à população é a satisfação dos próprios profissionais que trabalham na unidade hospitalar. É o caso da nutricionista Daniela Infantino Martins Bernardes, que testemunhou: “Trabalhar no Hospital é algo que me deixa muito feliz. Gosto de saber que estou ajudando outras pessoas. Na atual Gestão, todos os colaboradores têm total acesso a diretoria do hospital o que faz com que os problemas ou dificuldades encontrados no dia a dia sejam resolvidos o mais rápido possível. Outro ponto destacado é a grande coesão da equipe que trabalha no hospital no compromisso de fazer sempre o melhor em relação aos serviços prestados na área da saúde”.

A satisfação também é expressa pelos usuários do Sistema Único de Saúde atendidos no Hospital Regional de Cáceres. Alexandra Rodrigues Lázaro, moradora de Cáceres, disse que “ os serviços de saúde do Hospital Regional de Cáceres atendem a maioria das necessidades dos moradores da região. Devido a minha situação de saúde, e de meus familiares, já tive ocasião de acompanhar até o atendimento na UTI do hospital. Não deixa nada a dever aos serviços da Capital e, em alguns casos, é até melhor. Tudo isso sem falar na vantagem de receber cuidados de saúde aqui mesmo, perto de minha família e no municio onde moro. As autoridades que proporcionaram a reforma do hospital para alcançar essa mudança não têm idéia de como isso é gratificante para nós, usuários da Saúde do Estado que moram no interior”.

Atualmente o hospital Dr. Antonio Fontes presta, aos usuários do Sistema Único de Saúde da região oeste, serviços de assistência em saúde nas áreas de Trauma e Emergência, Gestação de Alto Risco, Cirurgias Ortopédicas de Média Complexidade, Cirurgia Geral, Clínica Pediátrica, exames de Análises Clínicas, Raio X, Tomografia Computadorizada, Mamografia, Endoscopia Digestiva, Ecocardiograma, Eletroencefalograma, Ultrassonografia, Ultrassonografia venosa e arterial com Doppler, Colonoscopia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Odontologia e Nutrição Clínica.

O Hospital possui 107 leitos sendo 29 leitos de Clínica Ortopédica, 21 leitos de Clínica Cirúrgica, 23 leitos de Clínica Pediátrica, 06 leitos de UTI Adulto, 09 leitos de UTI Neonatal, 09 leitos de Gestação de Alto Risco e 10 leitos de Observação do Trauma e Emergência.

Neste ano de 2010, o Hospital Regional de Cáceres passou por grandes mudanças e conquistas onde foram contempladas as especialidades médicas de Cirurgia Geral, Ortopedia e Anestesiologia. O hospital conseguiu, também, um significativo progresso quando da contratação dos serviços de UTI Móvel local, oferecendo, assim, aos usuários, maior agilidade, eficiência, segurança e conforto e a imediata remoção do paciente que recebeu o primeiro atendimento neste hospital para outra unidade hospitalar, sempre que necessário.


INTEGRAÇÃO – “Ainda no ano de 2010, objetivando proporcionar uma maior interação entre os servidores desta instituição e das unidades dos hospitais regionais de Colíder e Sorriso, fizemos uma visita in loco nos respectivos hospitais e, com isso, houve uma troca de experiência mútua, onde foi possível fazer uma avaliação operacional e estrutural das referidas instituições, permitindo, assim, o crescimento dos servidores, tanto do lado pessoal, quanto profissional, uma vez que possibilitou aos colaboradores um olhar mais amplo de nossa capacidade operacional e estrutural” explicou Jonas Ribeiro.

2011 – Uma das metas do governador, Silval Barbosa, é a implantação do primeiro curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres o que vai tornar o Hospital Regional em futuro Hospital Universitário. Para tanto já está em estudo, sob os investimentos necessários de obras de infraestrutura conforme as determinações legais preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) e da Educação (MEC) nessa nova meta.
Imprimir