Imprimir

Notícias / Educação

2010 é o ano da consolidação da Educação Profissional e Tecnológica em Mato Grosso

Da assessoria

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) tem o ano de 2010 como o ano da consolidação da Política Educacional Profissional em Mato Grosso. Uma política educacional aliada ao processo de desenvolvimento pelo qual o Estado vem passando nos últimos anos, por conta da política de incentivos fiscais de atração de novos investimentos com implantação de plantas industriais que venham complementar as cadeias produtivas, dar sustentação ao agronegócio, ao comércio, serviços e empresas do terceiro setor. “O Estado de Mato Grosso é um dos que mais cresce em relação às demais unidades federativas. Para dar sustentabilidade a esse crescimento o Governo de Mato Grosso adotou como política de Estado o investimento na formação e qualificação da mão-de-obra”, afirma a titular da Secitec, Ilma Grisoste.

O marco desse desafio, garantir mão-de-obra qualificada para atender demanda dos novos investimentos, foi a veiculação de recursos específicos para a educação profissional por emenda constitucional. Dentro desse desafio, proporcionado pelo próprio governo, a Secitec, em parceria com o Ministério da Educação, estadualizou duas escolas técnicas que eram administradas por organizações sem fins lucrativos, nos municípios de Lucas do Rio Verde e Poxoréu, que se somou às seis Escolas Técnicas Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica (ETE) existentes nos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Essas unidades, segundo Ilma Grisoste, passarão por projetos de ampliação com módulos de 6 salas de aulas, e cinco unidades já receberam os Núcleos de Educação à Distância (EAD), menos a de Barra do Garças.

A demonstração do compromisso do Governo com a política educacional tecnológica em 2010 foi o lançamento e início de obras de construção de oito novas ETE nos municípios de Água Boa, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Juara, Matupá, Primavera do Leste e Sorriso. Os prédios dessas futuras unidades da ETE (todas com previsão de entrega em 2012) seguem um padrão único. Todas terão 12 salas de aulas, 11 laboratórios tecnológicos, biblioteca, ginásio poliesportivo, área de vivência, refeitório, teatro de arena, auditório para 200 lugares e estacionamento interno e estão sendo construídas em áreas de 12 mil m2 (a menor) e 20 mil m2.

Cada unidade ETE atende as especificidades de cada região. O curso de Marcenaria e Carpintaria, por exemplo, só acontecerá na ETE de Alta Floresta, que tem um perfil econômico com base na madeira. O curso de Desenho Técnico é específico de Barra do Garças. Os cursos de Eletrônica Digital serão apenas em Rondonópolis e Sinop. Em média, as atuais e futuras escolas, terão 11 laboratórios, num total de 155 laboratórios tecnológicos. Esses 155 laboratórios tecnológicos vão poder proporcionar uma gama infinita de cursos técnicos, de nível médio (cuja duração média é de 18 meses com carga horária de 800 a 1.200 horas) e de Formação Inicial Continuada (FIC), com uma carga horária de 100 a 300 horas.

Balanço - As oito Escolas Estaduais Técnicas, dentro da oferta de cursos FIC, em 2010, capacitou 9.160 alunos, em 37 municipios: Acorizal, Alta Floresta, Arenápolis, Barão de Melgaço, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Confresa, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Denise, Diamantino, Itiquira (Ouro Branco), Jaciara, Jangada, Juína, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Guarita, Nova Mutum, Nova Olímpia, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo, Sapezal, Sinop, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vera.

Os cursos ministrados, atendendo a demanda específica de cada município, foram os de Informática Básica, Pintura em tecido, Camareira, Recepcionista, Agente Rural, Criação e Produção de Aves, Operador para Indústria Alimentícia, Auxiliar Administrativo para Indústria Alimentícia, Eletricista de Distribuição, Administração de Pequenas Empresas Rurais, Técnicas de Vendas, Assessoria Gerencial/ Secretariado, Servente de Pedreiro, Atendimento ao Turista, Customização de Chinelos, Pintura em Tecido, Atendimento ao Turista, Produção de Flores/Manutenção de Jardins, Reciclar e Criar, Gastronomia - Salgados, Cabeleireiro, Capacitação pra Líderes Comunitários, Mecânico / Eletricista de Autos, Eletricista Predial, Operador de Colheitadeira/Trator, Empilhadeiras, Aplicação de Agrotóxico, Operador de Colheitadeira/ Trator, Matemática Financeira, Gerência Micro Empresas, Redação Comercial e Atos Oficiais, Atendimento ao Público, Promoção e Gestão Ambiental, Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, Auxiliar de Consultório Odontológico, Instalações Elétricas de Baixa Tensão, Assistente em Gestão Empresarial, Cuidador de Idosos, Inglês Instrumental para Hotelaria e Turismo, Desenho Técnico c/ Auxílio do Computador, Auxiliar de Contabilidade, Atendimento ao Público na Saúde, Manipulador de Alimentos, Mecanização Agrícola, Recepcionista/Telefonista, Redação Oficial – Nova Ortografia, Rotinas Financeiras e Administrativas, Assistente de Recursos Humanos, Informática com Ênfase em Controle Gerencial, Planejamento e Organização de Eventos, Recreação Escolar, Serviços de Almoxarifado, Atendimento ao Turista com Ênfase em Língua Estrangeira, Corel Draw, Análise de Crédito e Cobrança, Gestão de Pessoas, Mecânico de Máquina de Costura, Operador de Caldeiras, Gestão Pessoas Avançado, Eletricista Predial, Administração Rural, Auxiliar Administrativo, Tecnologia de Aplicação Nr31, Auxiliar de Vendas, Auxiliar de Rh, Meio Ambiente, Operador Máquinas Agrícolas, Manejo de Cultura (Nutrição e Adubação), Básico em Programação, Montagem e Manutenção de Computadores, Contabilidade Básica, Humanização em Serviço de Saúde, Desenho Computacional para Edificações, Assistente em Desenvolvimento Web, Produção Vegetal, Artesanato, Estruturas em Unidades Armazenadoras, Segurança no Manejo de Defensivos Agrícolas, Mecânica Diesel, Confecção de Camisas, Malharia, Confecção de Modinha, Calça Jeans, Moda Intima, Malhas, Jalecos, Calça Profissional, Assistente em Alimentos e Bebidas, Lógica de Programação Estruturada, Produção de Mudas em Viveiro, Paisagismo, Horta Orgânica, Produção de Textos e Introdução à Gramática, Boas Práticas de Fabricação, Marketing Comercial, Controle Ambiental, Gestão de Pessoas e Recursos Patrimoniais, Auditoria Ambiental e Serviços de Hotéis.

Os cursos de Técnicos de nível médio capacitou em 2010 um total de 3.111 alunos, atendidos pelas oitos ETE de nove municípios: Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Poxoréu, Rondonópolis, Campo Verde, Sapezal, Sinop, Tangará da Serra; com Cursos Técnicos em Informática, Secretariado, Edificações, Logística, Agronegócios, Agropecuária, Agricultura, Agroindústria, Zootecnia, Administração, Administração Rural, Meio Ambiente, Florestas, Gerência de Saúde, Emfermagem, Ótica, Saúde Bucal, Segurança do Trabalho, Comércio, Vendas, Recursos Humanos, Qualidade, Serviços de Bares e Restaurantes, Hospedagem, e Eventos.

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, em cumprimento de suas atribuições legais, desencadeia o processo de acompanhamento e verificação dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio das escolas públicas e privadas do Estado, tendo sido verificadas 95 Instituições em 2010.
Imprimir