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Notícias / Carros & Motos

Hyundai trabalha em ix35 a hidrogênio

Terra

A Hyundai apresentou uma meta ambiciosa para o período de cinco anos: pretende lançar uma versão comercial do ix35 movida a célula de combustível em 2015. Em comunicado oficial, a empresa informou que algumas unidades do modelo começarão a rodar em regime de testes já no próximo ano.

O Tucson ix FCEV como é chamado pela Hyundai na Coreia do Sul é dotado da terceira geração do sistema de célula de combustível da fabricante, a qual possui 100 kW de capacidade e agrega dois tanques de 700 bar de pressão para estocar o hidrogênio em forma de gás. O conjunto confere autonomia de 650 km para o ix, segundo dados da Hyundai.

A autonomia representa um avanço de 76% em relação à segunda geração, que contava com alcance de 370 km. Outra melhoria, é que o modelo agora consegue funcionar em temperaturas inferiores a -25ºC. O protótipo chega até 160 km/h de velocidade máxima. Se fosse comparada sua eficiência com o modelo a gasolina, o Tucson ix FCEV teria um consumo de 30,9 km/l. A vantagem de um carro movido a célula de combustível em relação a um puramente elétrico diz respeito ao tempo de recarga, já que o segundo leva várias horas para completar as baterias, enquanto no primeiro basta completar os cilindros com hidrogênio gasoso em um processo bem mais rápido.
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