Imprimir

Notícias / Esportes

Cineasta oficial dos Jogos Olímpicos morre aos 84 anos em Nova York

Globo Esporte

Bud Greenspan, cineasta que se dedicou a filmes sobre os Jogos Olímpicos de verão e inverno nos últimos 60 anos, morreu em casa, no último sábado, aos 84 anos, em Nova York. Segundo Nancy Beffa, sua esposa, ele sofria de Mal de Parkinson e faleceu devido a complicações da doença. O último trabalho dele foi nos Jogos de Inverno de Vancouver, em fevereiro deste ano.

O documentarista ficou famoso em 1964, quando fez um filme sobre o americano Jesse Owens. Ele foi ao Estádio Olímpico de Berlim, local onde o americano ganhou três medalhas de ouro 28 anos antes, nas Olimpíadas de 1936. Ele protagonizou um dos um dos episódios mais famosos dos Jogos, quando o ditador nazista Adolf Hitler se negou a apertar a mão do atleta, que era negro.

Greenspan foi escolhido como o cineasta responsável pelo vídeo oficial das Olimpíadas pela primeira vez em 1984, em Los Angeles. Ele permaneceu na função por mais seis edições, até os Jogos de Inverno de 2002, em Salt Lake City, nos EUA. Ele recebeu vários prêmios em vida, mas o mais importante foi o Emmy, em 1976, por um documentário de 22 horas sobre os Jogos.
Imprimir