Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

São Paulo inicia campanha para vacinar 5,4 milhões contra hepatite B

R7

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia nesta semana uma “força-tarefa” para imunizar cerca de 5,4 milhões de paulistas contra a hepatite B. A vacina, que estava disponível até o ano passado para crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos de idade, agora também será oferecida gratuitamente para as 3,5 milhões de pessoas que possuem entre 20 e 24 anos em todo o Estado.

O objetivo da campanha, que ocorrerá nos meses de janeiro e fevereiro, é aproveitar o período de férias escolares para imunizar a população contra a doença. Para tomar a vacina, basta ir ao posto de saúde mais próximo munido da carteira de vacinação.

Dados da Secretaria apontam que o pior índice de cobertura da vacina contra a hepatite B está na faixa de 15 a 19 anos, com 68% de imunizados. Já os paulistas entre 11 e 14 anos têm cobertura de 81%, enquanto que, entre as crianças entre 1 e 10 anos, a cobertura vacinal é superior a 90%.

Para ficar completamente protegido contra a doença, é preciso tomar três doses da vacina. A segunda dose acontece um mês depois da inicial. E a terceira é aplicada após seis meses. A Secretaria entrou em contato com as administrações municipais para que a vacinação seja reforçada nestas férias.
Imprimir