Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Hospital Regional oferta serviços de Média e Alta Complexidade para a micro região do Teles Pires

Assessoria/SES-MT

Tendo como missão promover a saúde curativa aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o Hospital Regional de Sorriso abriga hoje e oferta serviços de média e alta complexidade de qualidade com infraestrutura organizada e adequada no atendimento as áreas de urgência e emergência, gestação e recém nascidos de risco, se tornando referencia no que diz respeito a interiorização e descentralização dos serviços ofertados pelo SUS durante essa gestão de Governo atendendo os municípios que agregam a microrregião do Teles Pires.

Com atenção dada pelo Governo do Estado nesses últimos quatro anos o Hospital Regional de Sorriso passou a atender a Urgência e Emergência, internações e ambulatórios de diversas especialidades médicas, UTI Adulta e Neonatal. Hoje são 128 leitos cadastrados no Ministério da Saúde.

“O Hospital Regional de Sorriso funcionava apenas como ambulatório, como se fosse um Pronto Atendimento básico e eram realizadas atividades de Pré-Natal, exames laboratoriais e serviços odontológicos. Hoje com a atenção dada pelo Governo e com a implantação da política de fortalecer a Saúde Pública no interior nos qualificamos definitivamente como Hospital da Média e Alta Complexidade da região. A descentralização nos proporcionou ofertar serviços que sequer eram idealizados na ocasião. Hoje a população da região norte está mais segura sobre a oferta de serviços de Saúde Pública”, disse a diretora geral do Hospital Regional de Sorriso, Rejane Potrich.

SERVIÇOS

O Hospital Regional de Sorriso é referência nos serviços de Média e Alta Complexidade, para todo o Norte do Estado, de cirurgia geral, ginecologia e obstetricia, clínica médica, pediatria, urologia, cirurgia vascular, neurologia, neurocirurgia, buco maxilo, otorrinolaringologia, traumatologia e ortopedia.

AÇÕES

As ações que vêm sendo realizadas na Unidade, tem como foco o bem estar dos usuários do Sistema Único de Saúde, sempre trabalhando a possibilidade de oportunizar a aproximação da comunidade com o Hospital, por meio de projetos como visitas nas UTI’s Neonatal, organização e com acessibilidade a assistência religiosa aos pacientes internados, acompanhamento e fomento a iniciativas de voluntariados obedecendo a política de humanização do SUS.

“Um grande avanço que pode ser destacado é a parceria com a Central Estadual de Transplantes no trabalho de notificação dos casos de morte encefálica e intervenção junto as famílias para a doação de órgãos”, disse Rejane Potrich.

A Ouvidoria do Hospital Regional de Sorriso é outro exemplo de avanço alcançado nesses últimos anos. Funcionando em sintonia com a Ouvidoria Geral do SUS, o Hospital Regional de Sorriso hoje é referência nesse sentido para Mato Grosso, por possuir espaço próprio para atendimento ao usuário e com ouvidor exclusivo.

“Além dos registros como reclamações, elogios, comentários e outros, também é realizada a Coleta de Indicadores de Satisfação por meio de formulários para preechimento dos usuários com apontamentos e indicações de melhorias. Com isso, sempre atingiremos êxito nos trabalhos e aprimoramentos para a excelência no atendimento ao usuário”, declarou a diretora.

DOUTORES PALHAÇOS

Quatorze servidores do Hospital Regional de Sorriso foram capacitados para atuarem como Doutores Palhaços por meio do Projeto Saúde com Alegria, a fim de suavizar a internação hospitalar, levando alegria, disposição e coragem para o paciente enfrentar a doença e o tratamento com auto estima.

TELES PIRES

Micro região do Teles Pires, com abrangência de 15 municípios: Claudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmen, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera, totalizando população aproximada de 300.000 habitantes (IBGE 2007).

Imprimir