Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Desinfecção do Pronto Socorro será concluída em no máximo 72 horas

Da Redação - LB

A Diretoria do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC) já começou a desinfecção da UTI neonatal na unidade. No momento, o local passa por um processo de desinfecção terminal e concorrente, que deve ser concluída num prazo de 48 a 72 horas.

A decisão fechar a unidade foi tomada por conta da morte de cinco crianças infectadas por bactérias na unidade.

O secretário de Saúde, Maurélio Ribeiro, afirmou que o fechamento da UTI para desinfecção representa uma medida protetiva aos demais pacientes da UTI Infantil. Ele ressaltou que o procedimento de investigação das mortes vai continuar, caso se comprove que as bactérias não são a causa dos óbitos.

Para o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, esta situação é uma fatalidade que pode ocorrer em qualquer lugar do País. O mais importante para ele, no momento, são as providências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para manter a situação controlada.

"A Secretaria realizou as ações necessárias e imediatas para controlar essa situação. Fazer a desinfecção do local é o essencial neste momento para prevenirmos que o problema ocorra com outros como pacientes," afirmou Galindo.

Segundo o Infectologista e Coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar de Cuiabá, Luciano Correa Ribeiro, ainda não ficou comprovado qual a causa da morte dessas crianças. “Em três casos ficou comprovada a presença da bactéria, mas sem quadro clínico de infecção", frisou o infectologista.Ele ressalta que a bactéria não é uma super bactéria e sim de uma bactéria oportunista. Com assessoria.

Leia também:

Cinco recém-nascidos morrem contaminados por bactéria no PSMC
Imprimir