Imprimir

Notícias / Esportes

Marílson supera quenianos; quebra jejum e leva prêmio pela terceira vez

R7

O brasileiro Marílson Gomes da Silva se tornou nesta sexta-feira (31) o primeiro atleta do país a conquistar a corrida de São Silvestre pela terceira vez. Ele dominou a disputa masculina no último dia do ano, deixou os quenianos para trás e quebrou um jejum nacional na competição.

O Brasil não vencia a prova desde 2006, quando Frank Caldeira foi o campeão. Com o título em 2010, o brasileiro repetiu as primeiras colocações obtidas em 2003 e 2005. Nas últimas três edições, o título tinha ficado com quenianos.

A conquista consolida Marílson como o principal nome do pedestrianismo brasileiro. Ele fechou a prova em 44min03s, quase 50s à frente do segundo colocado, o queniano Barnabas Kosgei. O campeão dos últimos dois anos, James Kwambai, ficou em terceiro.

Depois de os coelhos – atletas contratados para forçar o ritmo no início da prova – terem diminuído o ritmo, o marroquino Mohamed El Hachimi assumiu a liderança ao lado do brasileiro Israel dos Anjos. Os quenianos e brasileiros, inclusive Marílson Gomes dos Santos, estavam no pelotão de trás.

El Hachimi chegou aos sexto quilômetro na frente, mas Marílson dos Santos liderava o pelotão seguinte, que também trazia os quenianos e outros fortes concorrentes. Perto do sétimo quilômetro, o marroquino ficou para trás e o brasileiro assumiu a liderança.

Após a chegada ao memorial da América Latina, Marílson, que é bicampeão da maratona de Nova York, apertou o ritmo e começou a deixar os quenianos para trás.

Marílson apertou ainda mais o ritmo após o nono quilômetro e, nesse momento, já ostentava uma vantagem de cerca de 70 m sobre o segundo colocado, o queniano Barnabas Kiplagat Kosgei.

O brasileiro se mostrava disposto a vencer a prova pela terceira vez e continuou em uma velocidade alucinante na subida da avenida Brigadeiro Luís Antônio, tradicionalmente o trecho mais difícil da prova.

Com facilidade, ele manteve o ritmo na avenida Paulista e conquistou o título.
Imprimir