Imprimir

Notícias / Economia

Prêmio reconhece empresas mato-grossenses que se destacaram em práticas de gestão

Da Redação/Com Assessoria

Na próxima semana, no dia 24 (terça-feira), as micro e pequenas empresas que se destacaram em práticas de gestão serão homenageadas com o Prêmio ‘MPE Brasil 2008’. Promovido pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT), o prêmio faz parte do programa ‘MT Competitivo’ e visa reconhecer as empresas que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade. Quarenta e seis empresas foram inscritas, sendo que três foram selecionadas como finalistas. É a primeira vez que Mato Grosso promove a etapa estadual do prêmio.

Para participar do prêmio, as empresas tiveram que se enquadrar nas seguintes características: receita bruta anual de até R$ 2,4 milhões; pelo menos um ano fiscal; domicílio fiscal no Estado e comprovação de regularidade fiscal e estatutária. “A inscrição das empresas consistia no preenchimento de um questionário de auto-avaliação baseado nos critérios de excelência, que são: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Disponibilizamos técnicos para orientar as empresas no preenchimento dessas questões”, explica o superintendente do IEL-MT, Ary Soares de Souza Júnior.

Também foram considerados os resultados financeiros e operacionais que demonstram a saúde empresarial da organização. O prêmio contou com o apoio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Fundação nacional da Qualidade (FNQ), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Grupo Gerdau, Petrobrás e Sebrae Nacional. As três empresas mato-grossenses finalistas na etapa estadual participarão da fase regional, no mês de abril, em Brasília.

MT COMPETITIVO - O programa MT Competitivo, resultado de uma parceria entre a Fiemt, o IEL-MT, a Sicme e o MBC, foi criado com a missão de estimular uma relação de cooperação mútua entre as organizações públicas e privadas, visando aumentar a competitividade, a produtividade e a melhoria da qualidade. Além disso, o programa enfatiza a gestão dos recursos naturais pela sociedade como elemento diferenciador da competitividade.
Imprimir