Imprimir

Notícias / Cultura

Piratas reúnem gravações antigas e atuais em acervo de cerca de 200 novelas

Uol

É um "Vale a Pena Ver de Novo" pirata. Enquanto a Globo lançou em 2009 a primeira e até agora única novela em DVD --"Roque Santeiro"--, na internet há perto de 200 títulos à venda sem permissão das emissoras.

Mercado Livre diz "não poder fazer papel de polícia"

Tem história nova, como "A Favorita" (2008/09), ou antiga, tipo "Gabriela" (1975). Dá para gastar R$ 50 e levar "Força de Um Desejo" ou R$ 500 para ver "Dancin' Days" (1978/ 79).

O preço depende de vários fatores, segundo vendedores de pirataria entrevistados pela Folha. Obras raras são mais caras. "Dancin' Days" é um exemplo. Outro é "Estúpido Cupido" (1976/77), da qual piratas só dispõem de poucos capítulos. Se surgirem outros, o preço será alto.

Esse enorme acervo pirata surgiu graças à internet, especialmente às redes sociais.

Com elas, pessoas que haviam gravado novelas em DVD ou videocassete e estavam espalhadas pelo Brasil e até por outros países foram encontradas pelos piratas.

O que era artigo de fã colecionador virou comércio ilegal. Nem sempre as novelas estavam originalmente na íntegra, e a internet facilitou a reunião de capítulos gravados por diferentes pessoas.

A qualidade da gravação é variada e influi no preço. A imagem não é perfeita quando a matriz são fitas de videocassete --para gravar uma novela inteira, normalmente eram utilizadas de 30 a 50 fitas de vídeo, a depender da velocidade da gravação.

Mas mesmo novelas mais antigas, exibidas no Brasil quando ainda não havia gravação digital, podem ser encontradas com os originais gravados em DVD. Isso acontece quando a obra é veiculada pela Globo Internacional, e alguém que mora em outro país faz uma cópia digital.

"Começar de Novo", por exemplo, foi exibida no Brasil em 1988, época do videocassete. Mas há na internet uma cópia digital da veiculação posterior na Rússia.
Imprimir