Imprimir

Notícias / Política BR

Após reunião com Dilma, premiê diz que quer Portugal como "porta de entrada" do Brasil na UE

UOL

O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, afirmou neste domingo (2) no Palácio do Planalto que uma das prioridades da política externa portuguesa para 2011 será reforçar as relações bilaterais com o governo brasileiro. Sócrates disse ainda que pretende trabalhar para que Portugal sirva como uma “porta de entrada” para as relações do Brasil com as demais nações europeias.

“Vim aqui para prestigiar a nova presidente do Brasil e afirmar aquilo que é uma das prioridades mais altas da política externa portuguesa: a relação com o Brasil”, disse após sair de reunião com a presidente Dilma Roussef, em seu segundo dia no cargo.

Sócrates disse ainda que irá apoiar o Brasil para obter seu espaço no Conselho das Nações Unidas --sem especificar qual conselho-- “tanto na questão geopolítica quanto na questão econômica”.

O premiê afirmou também que durante o encontro com a presidente não houve tempo para discutir sobre a possibilidade de o Brasil vir a comprar títulos da dívida pública portuguesa.
Imprimir