Imprimir

Notícias / Brasil

Chuva deixa cidades da região de Campinas em estado de atenção

G1

A chuva forte que atingiu o interior de São Paulo nos últimos dias fez com que 20 cidades na região de Campinas ficassem em estado de atenção. A lista dos municípios nessa condição foi divulgada na tarde desta terça-feira (4) pela Defesa Civil.

As precipitações podem continuar até o fim de semana. De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, apenas em Campinas foram registrados 114,2 milímetros de chuvas acumuladas em 72 horas.

A situação mais crítica é em Santa Bárbara D´Oeste, que vive a pior enchente dos últimos 30 anos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um morador de 31 anos está desaparecido. Ele foi visto pela última vez quando nadava no Ribeirão dos Toledos, que transbordou. A água também invadiu vários pontos dos bairros Jardim Conceição, Vila Sartori, Jardim Icaraí, São Joaquim e Santa Alice.

A Defesa Civil de Santa Bárbara não tem um balanço de quantas famílias deixaram suas casas após as chuvas. Na segunda-feira (3), 30 famílias tinham deixado suas casas apenas no Jardim Conceição. Uma foi para o abrigo municipal e as outras, para casa de parentes.

Em Sumaré, oito pontos de alagamentos foram registrados na madrugada desta terça. Os bairros mais atingidos são Manchester, Picerno, São Domingos, Jardim Primavera, Jardim Basilicata e o distrito de Nova Veneza.

A situação mais crítica é no Jardim Picerno. Até a manhã desta terça, seis famílias foram removidas de suas casas.

De acordo com moradores de Nova Veneza, às 2h o nível do Rio Quilombo subiu e invadiu cerca de 20 casas.
Imprimir