Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Tanque de combustível do ônibus espacial Discovery passa por reparos

G1

A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou nesta terça-feira (4) que o tanque de combustível do ônibus espacial Discovery, que deveria ter sido lançado pela última vez no final de 2010, passará por nova série de reparos. Segundo a nota, 34 suportes serão reforçados por placas de metal, para garantir segurança à estrutura e evitar vazamentos. A nova janela para o voo derradeiro do veículo definida pelos engenheiros vai de 3 de fevereiro até o dia 10 do mesmo mês.

O conserto deve durar uma semana, segundo a estimativa da Nasa. A área dos reparos está localizada na ligação do tanque externo com os dois foguetes laterais, região mais passível de sofrer avarias durante o transporte do ônibus até a órbita terrestre. Após o lançamento, o tanque externo é destruido no contato com a atmosfera.


Ônibus espacial Discovery aguarda reparos para poder ser lançado em fevereiro. O tanque externo, parte a ser reparada para o inicio da missão STS-133, pode ser visto em laranja na foto. (Foto: Nasa / arquivo)Os reparos foram planejados após a descoberta de quatro novas rachaduras em três suportes do tanque, detectadas em 29 de dezembro de 2010. Engenheiros de vários centros coordenados pela Nasa continuam a analisar as imagens e dados fornecidos pela equipe responsável pela Discovery. O mesmo problema aconteceu em 5 de novembro daquele ano, quando fissuras descobertas em dois suportes fizeram o lançamento ser adiado.

A missão STS-133 vai levar seis astronautas e um robo humanoide à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A cautela para o lançamento, que já foi remarcado diversas vezes, é em parte uma lembrança dos acidentes que destruiram os ônibus espaciais Challenger, em 1986, e Columbia, em 2003.
Imprimir