Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Gol confirma 23º ano na liderança de vendas, mas Uno aperta briga

Auro Esporte

O Gol fecha em 2010 como o carro mais procurado pelo consumidor brasileiro. Nenhuma supresa: o modelo de entrada da Volkswagen é líder no mercado brasileiro há 23 anos. O título que não foi ameaçado nem com o lançamento do novo Fiat Uno, em maio passado, mas a briga ficou mais apertada. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados nesta quarta-feira (5), o Gol fechou o ano com 293.783 unidades emplacadas. O Uno desbancou o Fiat Palio, vice-líder desde 2006, e somou 229.323 emplacadas, ao considerar o Mille (modelo antigo) e a nova geração.

Pelo levantamento da Fenabrave, o Gol lidera na preferência tanto de pessoas físicas quanto de jurídicas, com 192.651 unidades e 101.132 unidades vendidas, respectivamente. Para os dois públicos, o segundo lugar também é do Uno.

O terceiro modelo que mais conseguiu volume de vendas entre os frotistas foi o Chevrolet Celta. O modelo de entrada da General Motors só conseguiu o terceiro lugar no ranking geral de emplacamentos porque teve 67.865 unidades vendidas a pessoas jurídicas, especialmente grandes locadoras de veículos. Para consumidores comuns foram 87.315. Enquanto que o quarto colocado no ranking geral, o Volkswagen Fox (que soma as vendas do CrossFox) teve 122.077 unidades emplacadas por pessoas físicas e 21.705 unidades por jurídicas.

Concorrentes do Gol
Lançado em 1980, o Gol foi aos poucos se consolidando no mercado brasileiro. As vendas ganharam mais impulso em 1994, quando a nova geração foi lançada (veja o infográfico abaixo). Em 2008, a geração V do modelo, chamada de Novo Gol, estreou e deu um novo fôlego ao carro. Nos últimos quatro anos, o concorrente direto do Gol foi o Fiat Palio, que perdeu destaque neste ano por se tratar de um modelo já defasado ao comparar com concorrentes como o Uno, ironicamente, da mesma marca.

Ranking das montadoras
Embora tenha o carro mais vendido, não foi desta vez que a Volkswagen conseguiu tirar a liderança do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves das mãos da Fiat. A fabricante italiana fechou 2010 com 760.474 unidades comercializadas e garantiu 22,84% de participação. A Volkswagen ganhou a segunda maior fatia do mercado, 20,95%, com 697.342 unidades vendidas.

Um pouco atrás, a General Motors registrou 657.622 unidades emplacadas, com 19,75% de participação no mercado. A Ford se manteve no quarto lugar com 336.309 unidades vendidas e 10,10% do mercado, seguida da Renault (4,82%), Honda (3,80%), Hyundai (3,18%), Toyota (2,99%), Peugeot (2,71%) e Citroën (2,52%).

Ao comparar com o ranking de 2009, a Renault superou a Honda na briga pelo quinto lugar, a Hyundai, que estava em nono, passou a Peugeot e a Toyota para ficar com o sétimo posto.
Imprimir