Imprimir

Notícias / Variedades

Natura Crer Pra Ver celebra 15 anos com 3 milhões de alunos beneficiados e relança Programa

Da assessoria

O Natura Crer Para Ver, programa que comercializa produtos cujo lucro é revertido para iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil, completa 15 anos celebrando a marca de mais de 3 milhões de alunos e profissionais do ensino beneficiados e inaugura nova fase com a ampliação de sua linha de produtos e reformulação da marca com o objetivo de aumentar os investimentos.

Ao longo desses anos, o Programa investiu cerca de R$ 29 milhões em 175 projetos de melhoria da educação brasileira, como a campanha de mobilização e matrículas em EJA; o Projeto Encontros de Leitura que visa a formação de professores da Educação Infantil e distribuição de livros de literatura e materiais para as escolas e o Projeto Trilhas, desenvolvido pela Natura em parceria com o Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária que tem o objetivo de produzir conhecimento, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e escrita de crianças de 4 a 6 anos.

“Acreditamos que empresas devem assumir papéis de liderança na dinâmica social, econômica e ambiental, impulsionando transformações que fazem diferença. Ao criar Crer para Ver em 1995, elegemos a educação pública de qualidade como o caminho fundamental para promover uma transformação legítima e estrutural na sociedade”, explica Denise Figueiredo, diretora de unidade de negócio da Natura.

Para ampliar esses investimentos, o Programa está modificando seu portfólio trazendo produtos mais funcionais e inovadores. A nova proposta visa tornar a linha mais competitiva, possibilitando que a Consultora Natura tenha mais opções e, consequentemente, incremente as vendas de produtos e dos recursos do Programa. Para acompanhar as mudanças, o Programa inaugura também um novo conceito, que passa a reforçar ainda mais o potencial de mobilização das redes de relações.

“O Natura Crer Para Ver é um programa importante para nós porque convida a todos a abraçar a causa da educação numa virtuosa rede de relações, que se movimenta a partir de uma linha de produtos inspiradores. A venda desses produtos tem seu lucro revertido para iniciativas voltadas para professores e alunos da rede pública por todo o Brasil, unindo a força de vendas de mais de um milhão de Consultoras Natura, consumidores, colaboradores, fornecedores e parceiros num círculo único de engajamento e transformação”, afirma Denise.

O primeiro lançamento do Natura Crer Para Ver é a sacola-carrinho de compras: cada unidade comercializada pelas Consultoras Natura irá beneficiar um novo estudante no programa Natura Crer Para Ver. “Queremos trazer para o portfólio produtos que inspirem as pessoas a fazerem parte desta rede. Por isso, deixaremos claro na comunicação para o consumidor o número de pessoas que ele beneficiará com a compra de cada produto”.

Completando as novidades, a linha traz para o portfólio o lançamento da edição especial do clássico da literatura infantil “A Arca de Noé”, obra de Vinícius de Moraes, um best seller* da categoria. Além de despertar o gosto pela leitura no público infantil, esta edição especial do livro destina os recursos arrecadados com sua venda para o Programa Crer Para Ver, ajudando a melhorar a qualidade da educação pública no País.

Além do incentivo à leitura, o lançamento promove a conscientização a respeito da importância da mesma como forma de potencializar o aprendizado. Segundo a gerente de Educação e Sociedade do Instituto Natura, responsável pelo Programa Crer Para Ver, Maria Lucia Guardia, é por meio da leitura que as crianças descobrem “mundos novos”, enriquecem o vocabulário, obtém conhecimento e adquirem a capacidade de interpretar textos e dinamizar o raciocínio.

Para marcar a nova fase, a Natura lança a logomarca Natura Crer Para Ver, contemporânea e mobilizadora, que passa a trazer o endosso da empresa em sua assinatura. A tipografia escolhida, a partir da Gill Sans e com desenho manual em caixa alta, simboliza a primeira forma de contato do aluno com o aprendizado das letras. Com a reformulação, o Programa traz uma linguagem com maior apelo visual, ao mesclar pictogramas, expressões e fórmulas matemáticas com a intenção de trabalhar as mensagens e resultados alcançados de forma mais clara e perceptível ao consumidor.

Conheça o Natura Crer Para Ver

O Programa Crer para Ver é uma das iniciativas que traduzem o compromisso da Natura com a construção de uma sociedade mais justa. As ações desenvolvidas pelo Programa são financiadas por meio de recursos arrecadados com a venda dos produtos da Linha Crer para Ver, que é feita pelos Consultores Natura sem a obtenção do lucro. O resultado das vendas é revertido em iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade da leitura e escrita de crianças de quatro a seis anos.

Desde sua criação, em 1985, o programa já beneficiou cerca de 3 milhões de alunos, professores, coordenadores, orientadores pedagógicos e diretores de escolas públicas em 250 municípios brasileiros. O Programa também atua nas operações da Natura na América Latina, beneficiando ONGs e instituições locais. Em 15 anos de existência, o Programa Crer Para Ver já investiu mais de R$ 29 milhões, o que possibilitou o desenvolvimento de mais de 175 iniciativas voltadas para a educação infantil, o ensino fundamental e a educação de jovens e adultos de escolas públicas por todo o Brasil

Entre os 175 projetos que o Natura Crer Para Ver apóia ou desenvolve integralmente, o Projeto Trilhas atende 2.923 escolas municipais, envolve um grupo de 10 mil professores e beneficia 207 mil alunos. Juntamente com o Centro de Ação Comunitária (Cedac), a Natura desenvolveu durante dois anos um material específico para diretores e professores, que instrumentaliza o trabalho de leitura com crianças. A Natura fornece toda a infraestrutura pedagógica, incluindo livros de literatura, jogos (CDs e DVDs), entre outros materiais. A avaliação do Projeto Trilhas nos 210 municípios brasileiros trabalhados atinge média de aprovação de 9.2 entre os professores e 9.6 entre os diretores.

*Best-seller dentro do portifólio da Editora (Cia. das Letrinhas)

Sobre a Natura
A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, hoje a empresa possui cerca de 6,2 mil colaboradores e registrou no ano de 2009, receita bruta de R$ 5,8 bilhões, um crescimento de 19,3% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 683,9 milhões, 32,1% superior ao registrado em 2008. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e França – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia, Guatemala, Honduras e El Salvador atua por meio de distribuidores. Sua força de vendas é formada por mais de 1,1 milhão de consultoras, sendo 942 mil no Brasil e 178 mil no exterior.
Imprimir