Notícias / Meio Ambiente
Falta de aquecimento afeta animais de zôo búlgaro
Terra
Cerca de 1,3 mil animais do zoológico da Bulgária também entraram na fila de espera do gás natural após o impasse entre Rússia e Ucrânia que interrompeu o fornecimento do produto à Europa. A direção da instituição alega falta de aquecimento nos cercados dos animais em meio ao inverno rigoroso que assola a região. As informações são da Reuters.
A preocupação maior é com as espécies acostumadas com temperaturas mais elevadas, como elefantes, macacos, papagaios, rinocerontes e hipopótamos. Para amenizar, estão sendo utilizados pequenos aquecedores elétricos.
"Cerca de um terço dos animais estão vulneráveis ao frio", disse o diretor, Ivan Ivanov. "Só o tigre siberiano se sente confortável nessas condições", completou.
O aquecimento sofreu redução drástica na capital búlgara, Sofia, e milhares de pessoas estão expostas ao frio intenso nas regiões mais atingidas pela falta de gás. A Bulgária e outros países balcãs ocidentais dependem quase inteiramente do fornecimento de gás russo para aquecer casas, escritórios e fábrica durante o inverno.