Imprimir

Notícias / Política BR

Reuniões de Dilma têm hora para começar e terminar

R7

Em sua primeira semana no governo, a presidente Dilma Rousseff inaugurou uma conduta para as reuniões presidenciais: agora os encontros têm hora marcada para começar e para terminar. A ideia da presidente é manter a agenda no horário e fazer com que os encontros sejam objetivos.

A programação difere muito do estilo adotado por seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Com Lula, as reuniões tinham hora para começar, mas não tinham hora para acabar. Com isso, os atrasos na agenda acabaram virando uma marca do ex-presidente.

Dilma também adotou, na primeira semana, pausas rápidas para almoçar. Para alegria dos repórteres que acompanham a agenda da presidente, Dilma interrompe a agenda perto das 13h e almoça uma refeição levada por assessores, preparada por sua cozinheira de muitos anos, na Granja do Torto.



Confira também
Dilma mostra estilo 'erro zero' de governar

Dilma passa 1ª semana em reuniões
Já com Lula, os repórteres não podiam sair para comer porque o presidente não fazia pausas, emendava uma reunião com a outra e, muitas vezes, só parava perto das 16h. Quando chegava atrasado para entrevistas coletivas brincava com os repórteres: ‘Vocês estão com fome?’.

Relógio

Para manter o controle do tempo nas reuniões, Dilma mandou instalar nesta primeira semana um relógio enorme em seu gabinete, virado para os convidados. Como eles já chegam ao encontro sabendo o horário previsto para o fim, podem controlar melhor tempo.

Outra mudança física promovida por Dilma no gabinete - que até a semana passada era ocupado por Lula- foi a troca de um sofá. Na avaliação de Dilma o móvel, muito afundado, era desconfortável para os convidados e dificultava a saída deles, na hora de levantar. O sofá será substituído por um mais confortável. Para melhorar a estética do gabinete, Dilma levou arranjos de flores para decorar a sua nova sala.
Imprimir