Imprimir

Notícias / Mundo

Israel nega acordo sobre proposta de cessar-fogo egípcio

AE

Israel negou hoje que tenha tomado qualquer decisão sobre a proposta do Egito por um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Inicialmente, uma fonte egípcia em Cairo disse que o governo israelense respondeu favoravelmente à proposta. "Nós estamos falando com o Egito. Hoje à noite Amos Gilad voltará, fará um relato e então nos decidiremos", afirmou o porta-voz do governo, Mark Regev. Gilad é um alto funcionário do Ministério da Defesa de Israel, enviado ao Egito pelo governo israelense para tratar de um possível pacto.

Um alto funcionário israelense disse à agência France Presse que o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, fez comentários similares à secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, em uma conversa por telefone. "Israel está esperando o retorno de Amos Gilad do Egito para decidir sobre como pode ser feito algum progresso", disse Olmert, segundo a fonte.

Israel lançou a ofensiva na Faixa de Gaza em 27 de dezembro e já foram mortos mais de mil palestinos durante os ataques. Treze israelenses morreram no mesmo período. Testemunhas e funcionários das Nações Unidas afirmaram hoje que disparos de tanques israelenses atingiram um complexo da ONU na Faixa de Gaza. O local vinha sendo usado como abrigo por centenas de pessoas que fugiam da ofensiva israelense no território palestino. Pelo menos três pessoas foram feridas, segundo um porta-voz da ONU. Com informações da Dow Jones e da Associated Press.
Imprimir