Imprimir

Notícias / Educação

Atividades de esporte e lazer beneficiaram a comunidade em geral em 2010

Da Assessoria

Crianças, adolescentes, jovens, adultos e a geração melhor idade foram beneficiados com as cerca de 150 atividades organizadas pela equipe da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Rondonópolis, em 2010. A secretária Susan Meire Moretti Binha fecha o balanço anual considerando o saldo positivo, apesar da equipe e do orçamento reduzidos. Ela comemora principalmente o resultado dos projetos e ações em prol das crianças e pessoas com deficiência.

O Núcleo de Eventos Estudantis beneficiou 2.695 pessoas com as diversas atividades realizadas. A comunidade escolar foi contemplada com os investimentos feitos nos jogos escolares municipais, regionais e estaduais; jogos cooperativos, nas modalidades de basquetebol e voleibol; e jogos corujão, realizados ao longo do ano.

Ações dos projetos esportivos implantados atenderam 12.085 pessoas da comunidade. Entre esses está o Projeto Prata da Casa que recebeu 1.700 crianças, ‘Dia da Criança + Feliz’ que alegrou cinco mil meninos e meninas e a 11ª Copa do Pantanal 2010 que contou com a participação de mil atletas das escolinhas de futebol locais. Outros projetos encaminhados ao Governo Federal devem beneficiar a comunidade local com pista de ciclismo, praça da juventude e as atividades do Segundo Tempo.

A geração da melhor idade foi beneficiada com a hidroginástica do Prata da Casa Qualidade de Vida. As áreas públicas receberam manutenção, obras de reforma e adequação para atender cerca de 23 mil pessoas da sociedade rondonopolitana. As obras de reforma foram realizadas no Estádio Luthero Lopes, Mini-estádio Pinheirão e Mini-estádio Mané Garrincha e quadras poliesportivas de diversos bairros.

Outras cerca de 30 mil pessoas foram contempladas com as ações desenvolvidas em prol do esporte amador, como patrocínio ao Campeonato Amador ‘José Carlos do Pátio’, Campeonato de Futebol Amador da Unisal e 6º Jogos Rio Vermelho Vivo, Campeonato Municipal de Jiu-jitsu, Copa Centaurus de Tae-Kwon-do, Campeonato Municipal de Skate, Circuito de Corrida de Rua, ciclismo, Copa Mountain Bike e mutirões nos bairros.

O sucesso da edição da paraolimpíada de 2010 entusiasmou a secretária Susan Meire que já planeja ampliar o evento. A ideia é dividir as provas de atletismo, natação e jogos de mesa no período de uma semana. Ela investiu também no apoio às atividades desenvolvidas por entidades e segmentos da sociedade local, como a Corrida da Bandeja.

Susan Meire avalia que conseguiu cumprir o cronograma esportivo de 2010 e levar mais qualidade de vida, lazer e entretenimento para a comunidade. “Apesar da equipe mínina e o orçamento reduzido, nós conseguimos realizar todo o cronograma esportivo”, disse.

Projeto 2011

A expectativa da secretária Susan Meire é conseguir trazer para Rondonópolis investimentos do Programa de Esporte e Lazer da Cidade – Pelc e trabalhar para atender cerca de seis mil crianças, adolescentes e portadores de necessidades especiais. Ela conta que vai cadastrar o município e depende de apoio parlamentar para contemplar a população rondonopolitana. O projeto é resultado de uma parceria entre os ministérios do Esporte e da Justiça.

Outra proposta defendida pela secretária é a de investimento na construção e reforma de quadras poliesportivas e praças. Susan Meire chama a atenção dos empresários locais para a importância de parceria com comerciantes e industriais para patrocinar atletas individuais que precisam de apoio para disputar competições fora da cidade.
Imprimir