Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Primeiro caso de ‘superbactéria’ é confirmado em Cuiabá

Da Redação - LB

Foi confirmado na manhã de hoje o primeiro caso de infecção pela chamada ‘superbactéria’ em Cuiabá. O chefe de Serviços de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Universitário Julio Muller, Francisco Kennedy, confirmou que um paciente do hospital está infectado com a bactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC).

De acordo com Kennedy, o paciente estava internado no interior do estado e, por conta de uma pior em seu quadro clínico, foi transferido para o Julio Muller. Exames confirmaram que o paciente foi infectado pela bactéria KPC.

Num primeiro momento, a diretoria do HUJM decidiu interditar a UTI adulta, onde o paciente está internado, até que novas medidas sejam tomadas.

A bactéria KPC é um organismo multiresistente a antibióticos, e ataca principalmente pessoas que estão com imunidade muito baixa e que estão internadas principalmente nas UTIS dos hospitais.

As bactérias super-resistentes a antibióticos são um fenômeno recente observado em pacientes que viajaram ao sul da Ásia para fazer cirurgias plásticas e retornaram a seus países. Com informações da TVCA e enciclopédia colaborativa.
Imprimir