Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Na liderança de casos de dengue, Sinop realiza mutirões de limpeza

De Sinop - Alexandre Alves

Sinop lidera o ranking de dengue em Mato Grosso, em 2011, com 78 casos registrados nos primeiros 13 dias do ano e, moradores, associações de bairros e poder público começam mobilização para eliminar lixos e entulhos que possam acumular água, tornando-se criadouros do mosquito transmissor da doença.

Nesta semana os mutirões foram realizados em pelo menos três bairros: Jardim das Nações, Nossa Senhora Aparecida e Novo Estado. A prefeitura disponibiliza os caminhões caçamba e agentes de vigilância ambiental. As associações mobilizam os moradores, para que limpem seus quintais e levem os entulhos até a rua, para serem coletados pelos basculantes.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, foram 268 casos de dengue em todo Mato Grosso no começo de 2011. Em Cuiabá foram 18 e, em Várzea Grande, dois. Não existem notificações até o momento de óbitos neste ano.

O Estado do Mato grosso tem 28 municípios com comitês de mobilização social instituídos, 21 em processo de instituição e 92 sem comitê da dengue. O critério de escolha para esse assessoramento foi os municípios tenham passado pela SSD (Sala de Situação de Dengue) e RCMD (Resposta Coordenada de Monitoramento da Dengue e que são prioritários para PNCD (Plano Nacional Controle de Dengue).

Conforme a Secretaria, durante 2010, os municípios de Alta floresta, Juara, Tangará da Serra, Várzea Grande e Cuiabá foram os que mais enviaram dados das semanas epidemiológicas para realização dos informes técnicos. Os municípios que menos enviaram dados foram Sinop, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis,Rondonópolis e Barra do Garças. 

Imprimir