Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

UTI fechará as portas por 10 dias após morte por superbactéria

De Sinop - Alexandre Alves

Os oito leitos para adultos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital Regional de Sorriso (410 km de Cuiabá), onde ficou internada uma mulher de 21 anos e que morreu ontem, em Cuiabá, com Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC), conhecida como ‘superbactéria’, permanecerão fechados por até dez dias para novos pacientes.

De acordo com a diretora geral do Hospital, Rejane Potrich, essa medida é necessária para desinfecção total do ambiente. “Permanecerá fechada entre sete a dez dias, até que se faça a busca para possível colonização da KPC no ambiente e feita a desinfecção total”, disse Potrich, em entrevista por telefone, ao Olhar Direto.

Segundo a diretora, a mulher que faleceu no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), em Cuiabá, vítima da KPC, era uma paciente do município de Feliz Natal, a 110 km de Sorriso, que estava há quase um ano doente. “Ela era uma paciente antiga, passou por uma série de internações na região, inclusive no Julio Muller. Voltou a Feliz Natal e retornou a Sorriso no ano passado. Provavelmente desenvolveu essa bactéria, ela tinha um diagnostico fechado e tomava vários antibióticos”, pontuou Rejane.

A médica Marli Kawahara, responsável pela UTI, também conversou com Olhar Direto. Segundo ela, nenhum médico conseguiu diagnosticar a doença da mulher. “Além de Sorriso, ela ficou cerca de 40 dias no Julio Muller e os exames médicos não confirmaram nenhum diagnóstico. A paciente piorou em dezembro e ficou internada em Cuiabá”.

Kawahara informou que a partir de agora estão sendo feitos os procedimentos para desinfecção do ambiente. “Estamos tomando os cuidados que normalmente se tomam em UTI, que é a lavagem de mãos, evitar contatos, entre outros. Além disso, estamos fazendo exames em pessoas que tiveram contato com a vítima e a desinfecção total do ambiente”, falou a médica.

Conforme a doutora, os leitos da UTI neonatal funcionam normalmente, já que fica em outro ambiente e os profissionais não têm contato com a UTI adulto. O Hospital Regional de Sorriso atende um consórcio de 13 municípios da região norte, incluindo Sinop.
 

Imprimir