Imprimir

Notícias / Cultura

Confira as estreias de 14/01/10

G1

ATENÇÃO: As críticas a seguir são baseadas no julgamento da equipe de jornalistas do G1 e das agências de notícias parceiras do portal.


--------------------------------------------------------------------------------
'DESENROLA'
BRASIL, 2010 / Comédia
Direção: Rosane Svartman
Elenco: Olivia Torres, Kayky Brito, Juliana Paiva, Lucas Salles

Crítica: Assim como “As melhores coisas do mundo” tem a proposta de mostrar os anseios da adolescência pelo olhar dos próprios adolescentes. Mas de um jeito mais divertido, sem a reflexão proposta pelo longa de Laís Bodansky ou temas como drogas e bullying. Muito porque a comédia de Rosane Svartman (“Mais uma vez amor”) se concentra apenas em entreter, ao contar a primeira experiência sexual (e outras primeiras vezes) pelo ponto de vista de uma garota.

Priscila (Olivia Torres) é uma romântica jovem de 16 anos, virgem, que se vê sozinha em casa durante 20 dias após a mãe (Claudia Ohana) viajar. A adolescente idealiza um grande amor para a sua primeira vez. E acredita que ele esteja personificado em Rafa (Kayky Brito em participação especial – no caso, seu torso), surfista de Ipanema que é o irmão mais velho de Tize (Juliana Paiva), a garota mais popular da escola.

O interessante em “Desenrola” é que ele é um projeto multimídia e colaborativo. O filme nasceu a partir dos documentários “Quando éramos virgens” (GNT), que inspirou a websérie “Desenrola” e depois rendeu o seriado "Desenrola aí", no Multishow. (GUSTAVO MILLER)

Leia mais: 'Desenrola' mostra as melhores coisas do mundo do jovem carioca



--------------------------------------------------------------------------------
'AS VIAGENS DE GULLIVER'
EUA, 2010 / Comédia
Direção: Rob Letterman
Elenco: Jack Black, Amanda Peet, Billy Connolly

Crítica: Em sua concepção original, "As viagens de Gulliver" é um romance satírico que faz comédia a partir da política. A versão que chega aos cinemas, no entanto, é apenas uma releitura infanto-juvenil da obra clássica do século 18 de Jonathan Swift, cuja nova tradução acaba de ser lançada no país.

O filme deixa de lado o que há de mais sagaz no original, transformando-se numa sucessão de incidentes e caretas de Jack Black, que interpreta Lemuel Gulliver, um sujeito que trabalha no setor de correspondências de um jornal e sonha namorar a editora de viagem, Darcy (Amanda Peet). Dirigido por Rob Letterman ("Monstros vs alienígenas"), "As viagens de Gulliver" padece dos males que rondam a maioria dos filmes voltados para crianças e jovens: a vontade excessiva de ser descolado. (ALYSSON OLIVEIRA, do Cineweb)

Leia mais: Em novo filme, 'As viagens de Gulliver' é comédia infantil


--------------------------------------------------------------------------------

'A MORTE E VIDA DE CHARLIE'
EUA, 2010 / Drama
Direção: Burr Steers
Elenco: Zac Efron, Charlie Tahan, Kim Basinger, Ray Liotta

Crítica: Reverenciado por adolescentes desde os tempos em que protagonizava a franquia musical "High school musical", Efron, hoje com 22 anos, quer provar com esta produção que está preparado para enfrentar desafios dramáticos de adulto. Isto explica porque dispensou o papel do remake de "Footlose" para interpretar o tal Charlie.

Se o ator queria drama, a adaptação do romance de Bur Steers o fornece em abundância. A trama concentra-se na amizade entre os irmãos Charlie (Efron) e o mais novo Sam (Charlie Tahan, de "Noites de tormenta"), com cerca de oito anos.

No fim é um drama juvenil com fundo fantástico, que a presença de Zac Efron transforma mais num projeto pessoal do ator - de mudar sua imagem - do que numa produção que reflita o talento de sua competente equipe técnica. (RODRIGO ZAVALA, do Cineweb)

Leia mais: Zac Efron conversa com espíritos em drama romântico


--------------------------------------------------------------------------------
'O MÁGICO'
FRANÇA, 2010 / Animação
Direção: Sylvain Chomet
Elenco: Jean-Claude Donda, Eilidh Rankin, Duncan MacNeil

Crítica: Que bom que o diretor de animação Sylvain Chomet existe para ressuscitar, 18 anos depois da morte de Jacques Tati, um roteiro que ele escreveu e que compõe a espinha dorsal deste doce e delicado "O mágico' - uma animação retrô que está colecionando prêmios pelo mundo.

Diretor do não menos delicioso 'As bicicletas de Belleville' (2003), Chomet apropria-se do roteiro de Tati com respeito quase total -- limitando-se a pequenas mudanças, como transferir o cenário de Praga para três outras cidades (Paris, Londres e Edimburgo) e trocar a galinha da história original por um impagável coelho de maus bofes, sempre disposto a morder dedos humanos.

Melancólico no espírito, 'O Mágico' está na contramão de toda a animação moderna, sem dúvida. Mas não escapará aos espectadores atentos o quanto este modelo antiquado funciona, hipnotizando os olhos e os corações. (NEUSA BARBOSA, do Cineweb)

Leia mais: 'O mágico' resgata roteiro e espírito de Jacques Tati


--------------------------------------------------------------------------------

'DIETA MEDITERRÂNEA'
ESPANHA, 2010 / Comédia
Direção: Joaquín Oristrell
Elenco: Olivia Molina, Paco León, Alfonso Bassave

Crítica: Contando com a assessoria técnica de medalhões internacionais da alta culinária, como o chef catalão Ferran Adriá, o diretor desenvolve um medianamente apimentado triângulo amoroso, equilibrado entre a jovem chef Sofia (Olivia Molina) e seus dois amores, o marido Toni (Paco León) e o amigo Frank (Alfonso Bassave).

Todos cresceram juntos numa cidadezinha litorânea espanhola, com ambições bem diferentes. O elenco é talentoso e enérgico e segura bem o ambiente de farsa, por vezes um tantinho histérica - fazendo sentir em alguns momentos "quero ser Pedro Almodóvar". Há cenas francamente inspiradas no diretor espanhol, como o inusitado nascimento de Sofia na cadeira de uma barbearia (lembrando o parto de Penélope Cruz dentro de um ônibus no início de "Carne trêmula").
Imprimir