Imprimir

Notícias / Educação

Áreas afetadas por chuvas não terão prazo diferenciado para SiSu

G1

O Ministério da Educação não deve alterar o prazo de inscrição para a primeira edição de 2011 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para estudantes das regiões afetadas pelas fortes chuvas. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, isso “quebraria a isonomia dos outros estudantes”.

“O ministro Fernando Haddad estuda fazer esta nota do Enem valer por dois anos”, informou o ministério, ao G1, neste sábado (15). Desta maneira, os estudantes teriam a possibilidade de participar da seleção nas próximas edições.

Embora concorde que a situação é dramática, o MEC alega que é difícil estabelecer qual prazo de prorrogação seria o ideal, além de encontrar dificuldade em mapear quais estudantes foram prejudicados pela tragédia climática que atingiu o país.

As inscrições para a primeira edição do SiSU começam no domingo (16) e se estendem até a terça-feira (18), sempre das 6h às 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente pelo site do SiSU.

Pelo sistema, os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 podem concorrer a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior, sendo 39 universidades federais, cinco universidades estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada.

Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas). Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2010. A primeira lista de aprovados será divulgada em 22 de janeiro.

O resultado do candidato estará disponível no site SiSU, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.
Imprimir