Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

PSF’s oferecem diversos serviços de qualidade à população

Da Assessoria

A administração municipal tem transformado o serviço de saúde em Rondonópolis. As obras e ações executadas na área desde o início da atual gestão beneficiam um número cada vez maior de cidadãos. “As melhorias entregues à população com todo o trabalho desenvolvido pelos servidores da Secretaria de Saúde no decorrer destes dois anos é prova do compromisso que temos com a sociedade, em servir bem e atender aqueles que precisam”, observa o prefeito Zé Carlos do Pátio.

A construção e reforma de PSF’s e centros de saúde, somada a contratação de profissionais das mais diversas especializações, a aquisição de material de expediente e a realização de palestras e eventos de conscientização da população, sobre assuntos relacionados à saúde, têm proporcionado à sociedade inúmeros benefícios neste setor.

“São 32 unidades do Programa de Saúde da Família – PSF’s, cinco postos de saúde, quatro centros de saúde e uma policlínica atendendo a população e oferecendo diversos serviços, ampliando o alcance destes serviços e proporcionando a muitas comunidades carentes acesso a saúde de qualidade”, pontua o prefeito.

O secretário de Saúde Valdecir Feltrin acrescenta que a inauguração de novos centros de atendimento médico, como o Centro de Especialidades e Apoio ao Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas propicia melhores condições de atendimento aos cidadãos que procuram pelos serviços.

“O prédio conta com 19 consultórios médicos, consultório de enfermagem e ginecológico, salas de pequenas cirurgias, curativos e utilidades, além de salas equipadas para realizar exames de eletrocardiograma, eletroencefalograma, ultrassonografia e raio-X”, informa o secretário.

Aliado ao atendimento realizado em grandes centros médicos como o Ceadas está o serviço de saúde preventiva e ambulatorial oferecido nos postos de saúde e nos PSF’s. “Muitas das consultas e dos serviços que o cidadão procura no Pronto Atendimento (PA), ou em outros hospitais que trabalham em parceria com a Prefeitura, podem ser efetuadas nestas unidades básicas de saúde. São procedimentos simples, que na maioria das vezes são resolvidos ali mesmo, sem necessidade de internação”, destaca a coordenadora do Departamento de Atenção Básica a Saúde, Simone Ribeiro Resende.

Segundo informações da pasta, em 2010 a atual gestão reformou os PFS’s do bairro Santa Clara e do Jardim Ipiranga. “Além disto foram construídas este ano as unidades da Vila Paulista, Vila Mineira e do Parque São Jorge”, ressalta Zé do Pátio.

Só na reforma de dois PSF’s a administração investiu mais de R$ 200 mil. “As unidades do Jardim Ipiranga e do bairro Santa Clara receberam investimentos na ordem de R$ 236 mil. São vários serviços de saúde que atendem mais de duas mil famílias”, lembra Simone. Outra obra entregue pela administração em 2010 foi a construção do posto de saúde que atende a comunidade dos bairros Oásis e Paineiras.

Nestas unidades a população encontra serviços como consulta médica e odontológica, coleta de preventivos, vacinação, médico, distribuição de preservativos, anticoncepcionais e curativos; visitas domiciliares, curativos e encaminhamento do planejamento familiar, que inclui laqueadura, vasectomia e DIU.
Imprimir