Imprimir

Notícias / Educação

Após queixas de estudantes, MEC prepara manutenção em site do SiSU

G1

Renan Tosin, de 18 anos, de Piracicaba (SP), tenta fazer a inscrição no SiSU desde o domingo. Após fazer a primeira prova da segunda fase da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o jovem tentou fazer a inscrição das 19h à meia-noite, com uma parada rápida para jantar. Não conseguiu.

Nesta segunda-feira, acordou às 8h e começou a tentar. Por volta das 10h, conseguiu se logar, mas a conexão caiu. Às 11h30, conseguiu escolher o curso, mas na hora de confirmar, a página travou. Ele não sabe se a inscrição foi registrada ou não.

O jovem, que prestou a Fuvest e a Unesp também, quer tentar uma vaga em engenharia agronômica na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pelo SiSU ou uma vaga em análise de desenvolvimento de sistemas no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). “Acho um descaso com os estudantes. No ano passado, também só consegui no último dia. O MEC teve um ano para resolver o problema e não resolveu”, afirmou.

O estresse com o SiSU atrapalhou o desempenho de Renan na Unicamp. “Fiquei estressado e perdi um tempo que poderia ter usado para reler alguma coisa ou para descansar antes da prova”, afirmou.

Andressa Porto, de 18 anos, do Rio de Janeiro, tenta fazer inscrição desde as 9h desta segunda-feira. Por volta das 14h30, conseguiu fazer a primeira opção, mas quando foi tentar colocar a segunda opção de curso, a página do site fechou. “Saí e tentei me logar de novo, mas não consigo”, afirmou.

O pai e uma amiga da jovem também passaram o dia tentando fazer a inscrição de Andressa em outros computadores. “Também não conseguem”, disse Andressa.

A primeira opção de Andressa é direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A segunda opção é jornalismo ou psicologia na mesma instituição. “Estou chateada. O MEC diz que várias pessoas já se inscreveram e eu não consigo”. Nesta segunda, a jovem precisava ir à escola onde fez o ensino médio para pegar uma declaração, mas não pode sair de casa. “Estou presa aqui”, afirmou.

A orientadora acadêmica Ieda Ramona, de 45 anos, tenta desde ontem inscrever os filhos, de 22 anos e 25 anos, e a nora, de 24 anos no SiSU. Todos querem uma vaga na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), onde Ieda trabalha. “Tentamos desde ontem e não conseguimos. Acesso a página, clico na inscrição, passa horas carregando e depois não abre”, afirmou Ieda.

A orientadora tenta fazer as inscrições desde as 8h desta segunda-feira e disse que vai continuar até a meia-noite. “Fico decepcionada porque são poucos dias para muitos candidatos. Está ocorrendo uma exclusão”, afirmou.

Prazo
O MEC prorrogou o prazo final para inscrições no SiSU para as 23h59 de quinta-feira (20). O prazo original terminaria nesta terça-feira (18). Segundo o MEC, o prazo foi prorrogado por uma decisão judicial que obriga a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a acabar com a reserva de parte de suas vagas para estudantes da rede pública do estado. A decisão, de sexta-feira (14), determina o aumento do prazo de inscrições no SiSU até quinta-feira.

A medida beneficia também estudantes das cidades atingidas pelas chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro, segundo o ministério, que disponibilizou pontos gratuitos de acesso à internet nestas localidades para os estudantes poderem se cadastrar no SiSU.

De acordo com o MEC, o resultado da primeira chamada estará disponível para consulta dos candidatos no dia 24 de janeiro e os estudantes selecionados poderão efetuar a matrícula na instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro, sempre nos dias úteis. Outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro.

Limitador de tempo
O MEC criou um limitador de tempo de acesso ao site do SiSU. Com a mudança, o estudante tem 20 minutos para movimentar a página e fazer as opções e a inscrição. Após esse período, a área de inscrição fechará e o estudante terá de começar tudo de novo. Além disso, se a página ficar aberta, sem movimentação por dez minutos, também será fechada automaticamente. O MEC disse que, com a medida, pretende limitar a navegação excessiva na página de inscrição.

Segundo o MEC, cerca de 500 mil estudantes fizeram inscrição no sistema até o meio-dia desta segunda-feira. A média de inscrições chegou a 400 por minuto nesta segunda-feira. O site tem capacidade de 50 mil inscrições por hora, e de acordo com o MEC, o número chegou a 84 mil por hora.

O MEC explica que, quando o número limite é superado, ocorre a tendência de lentidão. Por isso, recomenda que as simulações sejam feitas antes do login na área de inscrições.
Imprimir