Imprimir

Notícias / Esportes

Eternamente jovem: Roberto Carlos surpreende com estilo de garoto

GLOBOESPORTE.COM

No próximo dia 10 de abril, Roberto Carlos completa 38 anos. Mas mesmo perto de encerrar sua vitoriosa carreira no futebol, o lateral-esquerdo do Corinthians ainda parece um garoto. Não só pelo seu estilo brincalhão com os companheiros, mas principalmente pela sua forma física, digna de um jovem que está começando.

- O Roberto Carlos tem um físico muito bem cuidado. E esse físico bem cuidado, relativamente, é como se fosse de um garoto. Mas é claro que temos um plano para ele. A partir do momento que ele indicar algum desgaste, nós vamos poupá-lo dos jogos – explicou Eduardo Silva, o Dudu, preparador físico do Timão.

Em 2010, seu primeiro ano no Timão, o pentacampeão esteve em 60 das 70 partidas do clube na temporada. E melhor: mantendo a regularidade nas atuações. Não à toa foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão. Como comparação, Neymar, de 18 anos, fez apenas quatro partidas a mais no ano passado.

- É gostoso quando você tem confiança. Fica mais fácil jogar, você não cansa tanto... Espero continuar assim. É claro que contra a Portuguesa foi apenas o primeiro jogo, mas dá a sensação de que posso jogar ainda mais feliz no Corinthians. É gostoso quando é assim. Estou me divertindo – disse o lateral, que no último domingo fez um gol olímpico e iniciou a jogada de outro gol na vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa, pelo Paulistão.

Mas o que faz de Roberto Carlos um “eterno jovem”? A dedicação nos treinos e a vida regrada fora dele são alguns fatores, porém o principal deles é a genética.

- O componente genético é super importante, fundamental. Até porque ninguém faz de um pangaré um manga larga. Mas o fato de o Roberto Carlos se cuidar e ter uma vida regrada ajuda muito na forma física dele. Com quase 38 anos, ele não precisa trabalhar como qualquer um. Mas ele trabalha – acrescentou Dudu.

Nos dias em que a delegação corintiana ficou em Itu, no interior de São Paulo, foi possível ver a dedicação do pentacampeão nos treinamentos. Os preparadores físicos até brincaram que a relação com o jogador estava ruim, porque ele estava sofrendo com os exaustivos exercícios de começo de ano.

- O Roberto Carlos está sendo premiado pelo intenso trabalho que fez na pré-temporada. Ele se dedicou bastante e por isso começou bem o ano – falou o técnico Tite, que deu trabalhos com bola em todos os dias da preparação.

Até mesmo os companheiros que estão ao lado do camisa 6 todos os dias se surpreendem com o ritmo que Roberto Carlos tem nos treinamentos e nos jogos.

- O Roberto Carlos é um cara sensacional. Mesmo mais velho tem um fôlego incrível. No domingo, ele deu uma arrancada em cima do lateral-direito (Paulo Sérgio, da Portuguesa) que eu até brinquei que ele estava correndo demais. Ele pode ir para cima mesmo que eu e Jucilei damos cobertura – falou Leandro Castán.

Acelera, Roberto Carlos!
Imprimir