Imprimir

Notícias / Brasil

Águas-vivas ameaçam banhistas no verão; vinagre é Ideal para combater

G1

Santa Catarina é um lugar é abençoado, recheado de praias lindas e perfeitas. Mas, no verão, os banhistas que descansam nas águas quentes do estado ganham uma companhia nada agradável. É a estação das águas-vivas.

De outubro para cá, o Corpo de Bombeiros já registrou 14 mil casos de pessoas queimadas por águas-vivas no litoral catarinense. A maioria desses casos acontece nas praias de Florianópolis: 8.146.

É importante que as pessoas saibam que, logo depois desse contato com a água-viva, não deve se lavar a área atingida com água potável. Segundo os bombeiros, a água doce acaba estimulando a liberação de toxinas por parte da água-viva.

Se a pessoa estiver assustada e com dor, pode usar a água do mar. Mas, segundo os bombeiros, o ideal é vinagre de cozinha. Mas quem vai à praia usando um produto como esse? Por isso, os postos de salva-vidas de Santa Catarina têm o produto para fazer os primeiros socorros.

Normalmente as lesões não são graves. Basta o vinagre. Mas pessoas alérgicas eventualmente põem precisar de atendimento médico.
Imprimir