Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Ibama apreende aves silvestres sem licença ambiental

De Rondonópolis - Dayane Pozzer

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Rondonópolis apreendeu no início desta semana em Campo Verde, região Sul do Estado, três aves de pequeno porte da espécie Canário da Terra. Os animais foram trazidos para o município para serem soltos, pois não tinham licença ambiental para a criação em cativeiro.

Os pássaros foram encontrados pela Polícia Civil de Campo Verde durante uma diligência de rotina. No translado das aves, uma delas não sobreviveu. A pessoa que estava com os pássaros foi autuada e vai responder um processo administrativo pelo Ibama e outro criminal e cível na Justiça. Além disso, foi multado em R$ 1.500, sendo R$ 500 para cada ave encontrada. 

Os fiscais do Ibama também trouxeram para o município um pássaro da espécie Curió com anel de identificação. O animal foi furtado em Campo Verde e tem um boletim de ocorrência sobre o crime, no entanto, o proprietário não foi localizado para ser verificada a legalidade. Os dois canários foram soltos pelos fiscais na região próxima ao Parque Dom Osório Stoffel, em Rondonópolis, onde já vivem pássaros da mesma espécie.

De acordo com Luis Carlos Pinheiro, chefe do Ibama, os criadores de passeriformes (passarinhos de pequeno porte como Tico-Tico, Curió, Bicudo, Sabiá-Laranjeira, entre outros) para fins comerciais ou somente amadores, estão sujeitos a uma nova legislação. Desde o dia 22 de dezembro de 2010 uma nova instrução normativa entrou em vigor e revogou todas as anteriores. Portanto, quem tinha licença para criar as aves, agora precisa procurar o escritório do Ibama para refazer a licença.
Imprimir