Imprimir

Notícias / Economia

Petróleo cai mais de 3% após decisão da Opep

AE

- Os contratos futuros de petróleo operam em baixa esta manhã no mercado internacional, depois que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) decidiu ontem não cortar a produção do grupo, ao contrário do que muitos do mercado esperavam.

Às 9h41 (de Brasília), o contrato futuro do petróleo tipo WTI com vencimento em abril caía 3,46%, a US$ 44,65 por barril, na sessão eletrônica da Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês). Em Londres, o contrato futuro do petróleo tipo Brent com mesmo vencimento recuava 3,41%, a US$ 43,40 por barril, na plataforma ICE.


A Opep decidiu manter os níveis de produção atuais, com alguns países membros expressando preocupação com o risco para a economia global que uma nova redução na oferta da matéria-prima (commodity) traria. Entretanto, o grupo reforçou que os cortes anunciados no fim do ano passado, de 4,2 milhões de barris por dia, devem ser totalmente implementados pelos países membros do cartel, para reduzir os elevados estoques globais.


A Opep volta a se reunir em 28 de maio. Entretanto, para o analista da consultoria Petromatrix Olivier Jakob, "o resultado da reunião (deste fim de semana da Opep) mostra que já estão encerrados os cortes da Opep". "A Opep mostra agora que não tem mais capacidade para cortes." As informações são da Dow Jones.
Imprimir