Imprimir

Notícias / Política BR

PTdoB vai apoiar candidatura de Marco Maia para presidência da Câmara

Valor OnLine

O presidente da Câmara Marco Maia (PT-RS), candidato à reeleição, recebeu hoje o apoio do PTdoB. Com isso, já são 12 partidos alinhados oficialmente com a sua candidatura.

O anúncio do apoio foi feito após encontro de Maia com o presidente nacional do PTdoB, deputado federal eleito Luis Tibé (MG). O partido elegeu quatro parlamentares para a próxima legislatura.

Após a adesão, o PTdoB se soma ao PSDB, DEM, PMDB, PR, PDT, PSC, PPS, PP, PSB, PCdoB e PT. Para ser eleito no primeiro turno, Maia precisará de 257 votos. Amanhã, o petista se reúne com representantes do PV, que elegeu 15 deputados.

O único partido com representatividade significativa que ainda segue neutro é o PTB. O PHS, PRP, PTC, PSL, PRB, PRTB e PSOL, que também elegerem parlamentares nas eleições de outubro, ainda não se manifestaram sobre as eleições na Câmara.

Hoje, o deputado Sandro Mabel (PR-GO) lançou-se na disputa como candidato avulso, uma vez que a sua sigla já declarou adesão para Maia. Como o voto é secreto, sempre há infidelidades.

Em 2005, Severino Cavalcanti (PP-PE) concorreu como candidato avulso e venceu o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), que tinha o apoio da base governista e do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O deputado federal Odair Cunha (PT-MG) ressaltou que o fato do colega petista ter assumido o compromisso em respeitar o critério da proporcionalidade partidária na composição da mesa diretora da Câmara garantiu o apoio de várias legendas.

'Marco Maia tem um amplo diálogo com parlamentares de diversos partidos e ainda conta com o apoio do governo federal. Isso com certeza ajuda na construção desse consenso em torno do seu nome', disse Cunha.
Imprimir