Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Ministro da Saúde destaca metas traçadas com Dilma

De Brasília - VT

Durante a primeira reunião do Conselho Nacional de Saúde, realizada nesta quarta-feira (26) em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, compartilhou com os conselheiros os compromissos firmados com a presidenta Dilma Rousseff.

Entre as prioridades, o Ministério da Saúde quer melhorar a rede de saúde integral da mulher, consolidar o atendimento em saúde mental e reforçar a implantação das Unidades de Pronto Atendimento em todo o país.

Alexandre Padilha pediu emprenho dos gestores e destacou a necessidade de todos trabalharem juntos para garantir acesso à saúde de qualidade aos pacientes. Segundo Padilha, o governo quer transformar estes itens em tema central do processo de pactuação com estados e municípios.

“Nós temos que comprar esse desafio que é pensar a construção de um indicador composto, nacional, regional, que é garantia de acesso. E que esse indicador seja um marcador importante que a sociedade possa acompanhar se as nossas iniciativas estão aumentando ou não o acesso das pessoas ao SUS, em cima das necessidades de saúde que o país tem e que estratégias aumentam o acesso das pessoas aos equipamentos e serviços de saúde."

Ainda sobre as prioridades, Padilha destacou as ações de combate à dengue e pediu apoio aos conselheiros na luta contra a doença.

"É fundamental que o Conselho Nacional de Saúde sinalizasse reforçar o processo de mobilização da sociedade, dos conselheiros dos municípios, de controle social e do outro é a estruturação de uma rede desde a atenção primária até urgência e emergência, até atenção hospitalar".

O ministro Padilha reafirmou ainda o compromisso de estar presente em todas as reuniões do conselho. Ele também confirmou presença no próximo encontro do conselho, que se reúne mensalmente. (Com informações do Ministério da Saúde).
Imprimir