Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Primeira morte por dengue ocorre em Pedra Preta

De Rondonópolis - Dayane Pozzer

O primeiro caso de morte por dengue neste ano em Mato Grosso é de um morador do município de Pedra Preta (a 243 km ao Sul do Estado). A Secretaria Estadual de Saúde confirmou o óbito e aguarda investigação sobre mais uma morte em Sorriso, norte do Estado.

A partir desta quinta-feira (27) todos os casos graves de dengue e mortes devido a doença passaram a ser informados ao Ministério da Saúde em até 24 horas. Antes as ocorrências eram repassadas através de boletins semanais. A intenção do governo federal é que as ações de combate à doença cheguem mais rápido aos municípios.

Em Rondonópolis foi registrado nesta semana o primeiro caso de dengue hemorrágica. A doença foi diagnosticada em uma criança de nove anos de idade. A Secretaria Municipal de Saúde investiga o caso para saber se a criança contraiu a doença em Rondonópolis, pois esteve em Primavera do Leste por 14 dias. O quadro de saúde dela é estável, segundo informou a Vigilância Ambiental.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Rondonópolis notificou 18 casos da doença. Uma senhora também veio a óbito recentemente, no entanto, os médicos que atenderam a vítima confirmaram à Vigilância que ela tinha outros problemas de saúde. Sendo assim, ainda não se sabe a causa da morte.

As notificações de casos de dengue em Mato Grosso, no ano de 2010, de 1º de janeiro a 27 de janeiro de 2010 foram de 12.113 casos. Em 2011, as notificações neste mesmo período foram de 1.084 casos de dengue.
Imprimir