Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Jaguar comemora os 50 anos do modelo E-Type

G1

A Jaguar Cars celebra neste ano o 50º aniversário do modelo Jaguar E-Type, apresentado pela primeira vez durante o Salão de Genebra de 1961. Para comemorar a data, na edição deste ano do evento suíço, o veículo percorrerá as mesmas ruas que fez há cinco décadas.

O modelo foi apresentado pela primeira vez em 15 de março de 1961, em evento realizado no Restaurant Hôtel Parc des Eaux Vives, em Genebra. O impacto foi tão grande entre os presentes, que todos pediram uma demonstração pelas ruas próximas ao restaurante. Sir William Lyons, fundador da Jaguar Cars, solicitou ao então chefe de provas, Norman Dawis, que trouxesse da fábrica em Coventry, Inglaterra, um outro exemplar até a Suíça. Norman dirigiu por toda a madrugada e as demonstrações começaram na manhã seguinte à apresentação.

Espaço permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York
O E-Type foi vendido entre 1961 e 1974 e estabeleceu novos padrões de design e capacidades, tornando-se objeto inspirador para as linhas atuais dos veículos produzidos pela Jaguar. Tanto é que o carro tem um espaço permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York.

Tido como um dos grandes símbolos dos anos sessenta, o E-Type já foi o veículo preferido de grandes personalidades como George Best, Brigitte Bardot, Tony Curtis e Steve McQueen. Mais de 70 mil unidades foram vendidas em todo o mundo. Tal fato o tornou o primeiro veículo esportivo produzido em série do planeta.

“Meio século de desenvolvimento e progresso não foi suficiente para reduzir em nada a importância do E-Type”, afirma Mike O’Driscoll, conselheiro da Jaguar Cars e presidente da Jaguar Heritage, organização que cuida da herança e história da marca britânica.

Motor
O motor de cinco cilindros em linha, que depois viria a equipar o E-Type, proporcionou à Jaguar cinco vitórias nas 24 Horas de Le Mans, durante a década de 1950. Já a versão 3.8 litros, capaz de desenvolver 265 cavalos e 35,9 mkg de torque, impulsionava o veículo aos 242 km/h, velocidade que fazia do E-Type o veículo de série mais rápido do mundo para a época.
Imprimir