Imprimir

Notícias / Turismo

Conheça os melhores lugares no mundo para praticar ioga

Terra

Cuidar do corpo e da alma olhando para uma paisagem incrível enquanto se pratica ioga pode ser uma forma muita agradável de viajar. E cada vez mais procurada. Por isso, os centros turísticos têm grande destaque na hora de atrair amantes do ioga do mundo todo.

Existem, claro, os centros especializados mais tradicionais, na Índia. Mas há também opções para quem pretende aliar a prática da ioga com outras atividades, como nadar com golfinhos, esquiar ou mergulhar em águas termais. Já quem deseja entrar em contato com a natureza ou se aperfeiçoar nas técnicas pode desfrutar de uma praia paradisíaca no México ou fazer caminhadas na Irlanda.

O importante na ioga, de qualquer forma, é alcançar o samádhi, estado de hiperconsciência corporal que transcende a meditação. Em outras palavras, é mais ou menos como fazer uma revisão de carro, só que, no lugar do carro, a máquina é o seu próprio corpo. Os resultados para a flexibilidade e a redução da taxa de estresse são visíveis em quem pratica. Confira os melhores destinos para cada tipo de ioga, segundo o site Lonely Planet.

Crescimento espiritual - A Sivananda Yoga Vedanta Dhanwantari Ashram fica em um lugar lindo, próximo à Dam Tiger, em Kerala, no sudoeste da Índia. O local é conhecido pelos cursos de Hatha ioga, com duração de pelo menos duas semanas. O cronograma das práticas, meditações e canto é puxado (das 5h30 às 22h), mas há intervalos entre as sessões.

Águas termais - No Dunton Hot Springs, a hospedagem acontece em cabanas de madeira, em meio à incrível paisagem escarpada do Colorado, nos Estados Unidos. Comece o dia com a prática de Ashtanga e um café da manhã orgânico. Depois, mergulhe em uma fonte natural de água termal, ou faça uma caminhada para explorar as Montanhas Rochosas.

Paz - O salão de ioga de Angela Farmer e Victor van Kooten fica em um bosque silencioso na aldeia Eftalou, na ilha grega de Lesbos, a cinco minutos da praia. O único som que você vai ouvir por lá é o tilintar distante dos sinos das ovelhas. São três horas de asana toda manhã e, à tarde, meditação e Pranayama no terraço.

Golfinhos - Vá até a ilha caribenha de Bimini e, no The Bahamas, além de nadar com golfinhos, pratique ioga, meditação e exercícios respiratórios. Se isso não servir para recarregar suas energias, nada mais servirá.

Contato com a natureza - O retiro Clare Yoga, em Ballythoughey, fica em uma ilha na costa oeste da Irlanda. Você pode alimentar a alma com a vista do condado de Clare, aulas de Yin e Ashtanga ioga e meditação, refeições orgânicas e caminhadas.

Praia paradisíaca - O Maya Tulum é um retiro íntimo que fica em uma praia cuja areia, de tão branca, parece açúcar refinado, na península Maya, no México. O local é muito popular entre os adeptos da ioga por oferecer aulas acessíveis, tratamentos de spa, alimentos saudáveis e sucos deliciosos. Se acomode em uma cabana à beira da praia e não haverá nada entre você e o oceano.

Condicionamento físico - Autoproclamada uma transformação de vida, a Baron Baptiste Bootcamp, em Cambridge, Massachusetts, combina Power Vinyasa ioga, meditação, dieta para desintoxicação, caminhada e nado. O foco é a cura e a capacitação do corpo e da alma.

Aventura - Combine a prática de esqui com ioga no Big Sky, em Montana, nos EUA. No espaço destinado à ioga, há janelas de vidro que vão do chão ao teto, com vista para Lone Peak, a montanha de esqui.

Nível avançado - O Instituto BKS Iyengar, em Poona, na Índia, proporciona uma peregrinação ao coração e à alma. Para assistir as aulas é preciso ter ao menos oito anos de prática. O indiano que dá nome ao instituto foi quem desenvolveu a técnica Iyengar, considerada um estilo de vida que integra o corpo, a mente e as emoções. Cintos, cordas e almofadas ajudam a atingir a perfeição nas posições.

Luxo - O retiro COMO Shambhala é um remoto resort nas ilhas Maldivas, com suítes que possuem vista para o mar. Há vários pacotes de tratamentos de spa e um pavilhão ao ar livre para prática regular de ioga, localizado ao leste da ilha, de onde se vê o nascer do sol.
Imprimir