Imprimir

Notícias / Política MT

Wilson anuncia criação da Secretaria do PAC e controle de gastos em janeiro

Da Redação - Marcos Coutinho

Criação da Secretaria Ordinária par Assuntos do PAC (Programde Aceleração do Crescimento), crontrole rigoroso dos gastos nos próximos 30 dias, mutirão para regularizar coleta de lixo e disciplinamento de pagamentos foram as principais medidas anunciadas pelo prefeito Wilson Santos, do PSDB, em reunião com todos os secretários municipais, encerrada há pouco.

Fontes informaram que o prefeito já solicitou ao procurador geral do Município, José Antonio Rosa, um anteprojeto de lei para respaldar a mensagem de criação da Secretaria do PAC, cujo titular deve ser João Vieira, atual presidente da Agência Municipal de Habitação. A mensagem deve ser a primeira a ser votada pela Câmara Municipal em fevereiro, após o término do recesso parlamentar. 

A idéia inicial de Santos era criar a Coordenadoria do PAC, mas o tucano preferiu inovar porque sabe da importânci do programa federal para Cuiabá e porque quer inaugurar uma nova fase de relacionamento com o Palácio do Planalto, mais especificamente com o secretário executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo, que vem sendo o principal crítico dos ritmo das obras na capital.

Em relação às medidas contenciosas, o prefeito determinou a suspensão de todos os pagamentos em janeiro, com exceção dos recursos destinados às reformas e ampliação de creches e escolas e aos fornecedores da Secretaria de Saúde. E todos os desembolsos terão que passar pelo crivo do prefeito. O disciplinamento é uma medida preliminar até que o Executivo tenha uma noção mais exata dos efeitos da crise financeira mundial, nos próximos 30 dias.

O prefeito também determinou a realização de um mutirão de 72 horas no sistema de coleta de lixo, que ficou bastante deficiente por conta dos feriados prolongados e por conta de uma espécie de operação-tartaruga desencadeada pelos garis que prestam serviços para a empresa responsável pela coleta. A possibilidade de uma greve chegou a ser cogitada pela categoria na véspera do natal, mas uma intervenção impediu a paralisação.  

Imprimir