Imprimir

Notícias / Política BR

PSB elege líder na Câmara e confirma apoio a Marco Maia

De Brasília - Vinícius Tavares

A deputada Ana Arraes (PSB/PE) foi eleita nesta segunda-feira (31) por aclamação como nova líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB). A escolha ocorreu durante a reunião da bancada em que estiveram presentes o candidato à presidência da Câmara, deputado Marco Maia (PT/RS), e um dos mais ilustres deputados eleitos, o ex-jogador Romário (PSB/RJ).

Para o deputado Valtenir Pereira (PSB/MT), o PSB foi fundamental no anúncio do apoio à candidatura do petista Marco Maia para presidir a Casa. Segundo ele, a decisão do PSB de apoiar esta candidatura deu tranqüilidade ao petista para costurar com outros partidos. Valtenir acredita que Maia reúne plenas condições para presidir a Câmara dos Deputados.

“Ele tem condições de presidir uma Casa eclética, que reúne diversas forças políticas s segmentos sociais, uma Casa que exige maturidade, equilíbrio e muito diálogo”, afirmou.

O deputado Júlio Delgado (PSB/MG) foi escolhido para ser o nome a ser indicado pelo partido para ocupar uma das sete cadeiras na mesa diretora da Câmara. Segundo Valtenir, por ter eleito a sétima maior bancada federal, o PSB terá o direito de indicar um parlamentar para um cargo.

Com 89, deputados eleitos, o PT tem a maior bancada. O PMDB, com 78 membros, deve ficar com a primeira vice-presidência. Com 53, o PSDB deverá ficar com a segunda vive-presidência. Os nomes para as quatro secretarias serão ocupadas, nesta ordem, pelo PP (44), pelo DEM (43), pelo PR ( 41) e pelo PSB ( 43).
Imprimir