Imprimir

Notícias / Educação

Primeiras turmas do IFMT se formam em Confresa‏

BBnews

As duas primeiras turmas do Instituto Federal do Estado de Mato Grosso (IFMT) se formaram em Confresa nesta sexta-feira (28) apesar do Curso ser extensão do Campus de São Vicenti, mas a turma é da região do Araguaia e foi o curso teste de implantação do Campus de Confresa.

O Curso foi ministrado em Parceria com o Programa Pronera, com a prefeitura municipal de Confresa e demais cidades. A turma que fizeram o curso técnico de Agropecuária foram os primeiros alunos do Araguaia a receberem formação técnica pelo IFMT.

O aluno Anderson se lembra das dificuldades enfrentadas, “apesar das dificuldades que enfrentamos, foram poucos os que desistiram, e hoje estamos aqui recebendo o Canudo com muita alegria, lembro do alojamento que era no prédio onde hoje é o Sebrae, muitos vinham de outras cidades, enfim foi árduo, mas foi muito bom”, afirmo ele.

Segundo o secretário de Agricultura do município de Confresa José Pereira esse curso foi muito importante para região, “é através do conhecimento que podemos alcançar aonde queremos chegar, e na hora do melhoramento da produtividade esses alunos estarão ali para ajudar e colaborar com o crescimento da região”, afirma ele.

Já o professor Aluízio diretor do Campus Confresa acredita que a vida desses formandos vão melhorar e conseqüentemente suas famílias também, já que a maioria são filhos de pequenos agricultores familiares, “é muito importante para região e digo isso devido à expansão que o agronegócio vem sofrendo na região, seguido pela pecuária e esses formandos estão ai para ocupar os espaços e nós podemos observar que essa formação vai contribuir e muito não só para o pequeno produtor, mas bem como para os grandes produtores, que virão para esse região do Norte Araguaia”, afirmou.

A Secretária de Educação do município Terezinha Aires, expressou que a formatura desses alunos é mais profissionais no mercado de trabalho que vão valorizar a região, “é um curso que visa a qualificação para as pessoas que estudaram para estarem melhorando o local aonde elas estudam, levando em consideração que em Confresa está o maior assentamento Agrícola do país, e esse curso é para formar, motivar, fomentar, valorizar e trazer expectativas de vida para as pessoas que moram aqui melhorias, de qualidade de vida”, disse ela.

O Prefeito de Confresa Gaspar Domingos disse que, “é um sonho para os formandos ter agora 30 formandos em técnico agropecuário, com certeza vai ajudar muito a região, que com certeza vão ganhar um incremento na sua arrecadação pessoal e toda a região tem a ganhar”, afirma o prefeito Gaspar.

A solenidade de formatura aconteceu no plenário da Câmara municipal de Vereadores e contou com a presença de populares e autoridades.
Imprimir