Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Anvisa propõe mais rígidez para registro de produtos

De Brasília - VT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu consulta pública para discutir novas exigências para registro de agrotóxicos. Entre as propostas, a Anvisa pede a apresentação de estudo sobre a avaliação de risco para saúde do trabalhador rural que utiliza o produto.

De acordo com o Ministério da Saúde, outra novidade proposta é que os estudos sejam feitos em laboratórios com certificação de Boas Práticas Laboratoriais.
De acordo com o gerente geral de toxicologia, Luiz Cláudio Meirelles, as mudanças aumentam a segurança no uso dos agrotóxicos.

"É importante dizer que essa norma foi aperfeiçoada. Ela não tem grandes mudanças em relação à anterior, mas ela foi aperfeiçoada no sentido de melhorar a questão da segurança de produtos utilizados no Brasil, país que consome muito agrotóxico."

O gerente afirma ainda que os agrotóxicos que causam mutações genéticas, câncer, alterações fetais e danos reprodutivos vão continuar proibidos. Qualquer pessoa pode contribuir com a consulta pública. Basta entrar no site da Anvisa pelo endereço eletrônico www.anvisa.gov.br. Com informações do Ministério da Saúde
Imprimir