Imprimir

Notícias / Cultura

Câmara coloca restauradores de prontidão para preservar acervo

De Brasília - Vinícius Tavares

Quando a Câmara dos Deputados recebe grande número de convidados, como na posse dos 513 parlamentares nesta terça-feira (1), entram em ação as pessoas responsáveis pela manutenção e segurança das obras de arte que estão espalhadas por diversos pontos, principalmente no salão verde, o espaço mais democrático da Câmara.

À primeira vista, a restauradora Luiz Marilac parece uma integrante do serviço médico da Casa. Vestindo guarda-pó branco, ela na realidade faz parte de uma equipe responsável por manter obras como painéis, esculturas e quadros que embelezam um dos espaços mais nobres da “casa do povo”.

Entre estes tesouros, o destaque fica para um quadro do pintor Di Cavalcanti que foi preparado sob encomenda e que há trinta anos ocupa uma das paredes do salão.

De acordo com Luiza, muitas obras já sofreram algum tipo de depredação como pixações, arranhões e até furto de algumas peças.

“Um dos painéis de maior destaque, o Araguaia, que é todo de vidro, já teve peças furtadas e foi riscado por vândalos. Nosso trabalho é evitar que o patrimônio da Casa seja destruído”, afirmou.

Ela conta que diversas obras soferam algum prejuízo nas diversas invasões que ocorreram na Câmara, como a de 2006, quando integrantes do Movimento de Libertação do MST ocuparam a forçao Salão Verde.

"Nas posses também ocorrem situações que podem ser evitadas, por isto estamos aqui cuidando destas obras que são tão importantes", salientou.  
Imprimir