Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Suspiro pode aumentar sobrevida em ataques cardíacos

Terra

Quando uma vítima de ataque cardíaco suspira como se procurasse ar, muitas vezes ela interpreta o ato como sinal de que não precisam tentar ressuscitação cardíaca. Mas um novo estudo diz que as pessoas que emitem esses suspiros na verdade têm mais chance de sobreviver - especialmente se receberem massagem cardíaca imediata.

Em artigo publicado na edição de dezembro da revista Circulation, o Dr. Bentley Bobrowof, da Mayo Clinic, no Arizona, informa que os profissionais de saúde precisam informar melhor as pessoas quanto à importância do suspiro.

Alguns indivíduos observam os suspiros e não procedem a massagens cardíacas porque não os associam aos ataques cardíacos. Outros, entre eles os profissionais hospitalares, não tentam o procedimento por considerar que eles indicam que o caso não é crítico, segundo o estudo.

Os pesquisadores constataram que o índice de sobrevivência entre os pacientes que suspiraram e receberam massagens cardíacas era de 39%, ante apenas 9% para os que não receberam esse tratamento.

Imprimir