Imprimir

Notícias / Esportes

Brasil é heptacampeão sul-americano de rugby, em Bento Gonçalves

Da assessoria

O rugby brasileiro fez história no Campeonato Sul-Americano, realizado neste final de semana, em Bento Gonçalves (RS). Na tarde deste domingo, a seleção feminina conquistou o heptacampeonato, ao vencer a Argentina na final, manteve a invencibilidade no continente e garantiu a vaga para a etapa de Las Vegas (EUA), do Circuito Mundial de 2012.

Já a equipe masculina terminou na inédita terceira posição e carimbou o passaporte para os Jogos Pan-Americanos do México, em outubro deste ano. Além disso, os brasileiros derrotaram a campeã Argentina, pela primeira vez na história, na última partida da primeira fase. Os argentinos não perdiam uma partida no continente desde 1936.

Na final feminina, o Brasil continuou com seu jogo de velocidade e venceu as argentinas por 32 a 5. "Mostramos um bom jogo e estou satisfeita como capitã. Nosso time cresceu ao longo dos jogos", contou Júlia Sardá, capitã do time que nunca perdeu uma partida na América do Sul.

A jogadora participou de cinco dos sete títulos sul-americanos e falou sobre o futuro. "Precisamos jogar fora da América do Sul cada vez mais. Sempre entramos para vencer, em qualquer situação". Na semifinal, o time dirigido por João Nogueira bateu as uruguaias por 5 a 0.

Argentina vence novamente no masculino - Os argentinos tiveram mais dificuldades que o habitual, mas garantiram outro título no Sul-Americano. Os Pumas superaram o Chile na semifinal por 15 a 10 e o Uruguai por 26 a 21 no jogo decisivo.

"Os jogos foram parelhos, principalmente contra o Brasil, quando perdemos. As seleções apresentaram um bom jogo e estamos satisfeitos com o título", afirmou o capitão argentino, Federico Salazar.

Seleção masculina faz história em Bento Gonçalves - O Brasil realizou campanha impecável na primeira fase, com vitórias contra Paraguai, Peru e Argentina. Neste domingo, o time treinador por Maurício Coelho fez jogo equilibrado do início ao fim, mas foi superado pelo Uruguai por 7 a 5, na semifinal.

Na disputa pelo terceiro lugar, o Brasil foi superior ao Chile e venceu na prorrogação, por 17 a 12, devido a um try de Moisés Duque. Em 2011, o Brasil já venceu o Uruguai, no Sevens de Punta del Este, em janeiro, além de Argentina e Chile, neste Sul-Americano.

"Sempre entramos para vencer, independente do adversário. A equipe se comportou bem nos dois dias de torneio e agora vamos traçar o planejamento para o Pan. A preparação, com campeonatos na Argentina e Uruguai, foi fundamental para este resultado", comentou o técnico Maurício Coelho.

"Estou orgulhoso com o que vi dentro e fora de campo. Nossas seleções estão de parabéns, tanto atletas, como comissão técnica. As meninas mostraram que mandam na América do Sul e os homens estão em evolução plena. Outro ponto importante a ressaltar foi a receptividade de Bento Gonçalves, tanto de seus habitantes, quanto do prefeito Roberto Lunelli", contou Sami Arap, presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

A delegação feminina brasileira foi composta por Juliana Esteves, Angélica Gevaerd, Julia Sardá, Jéssica Santos, Paula Ishibashi, Mariana Ramalho, Maria Gabriela Ávila, Lúcia Beatriz, Thays Cruz, Maíra da Ros, além do treinador João Nogueira, dos assistentes José Eduardo e Matias Albina, e equipe de apoio.

Os homens foram representados por Pedro Rosa, Henrique Dantas, Diego Lopes, Felipe Claro, Lucas Duque, Moisés Duque, Rafael Dawalibi, Erick Monfrinatti, Daniel Gregg, além do técnico Maurício Coelho, dos auxiliares Martin Schusterman, Luiz Felipe Lapa, Antonio Luis Abreu e comissão.
Imprimir