Imprimir

Notícias / Educação

João Valente assume a Fapemat e diz reativar bolsa escolar

Da assessoria

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, empossou hoje pela manhã o ex-secretário de Educação de Cuiabá, João Pedro Valente, como o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). A solenidade realizada na sala de reuniões da Fundação formalizou o ingresso de Valente ao cargo em substituição João Carlos de Souza Maia.

Em discurso de posse, o novo presidente da Fapemat afirmou que “o cargo traz a responsabilidade de solidificar o que está bom e melhorar a capacidade operativa da Fundação, buscando parcerias que ofereçam mais recursos para Ciência e Tecnologia matogrossense na esfera municipal e federal”, declarou o professor e pesquisador.

Uma das primeiras ações de João Valente na função vai ser buscar meios para reativar a ‘Bolsa de Iniciação Científica Júnior’, criada em junho de 2006 pela Fapemat. Por falta de interesse das escolas, a Fundação em 2010 não renovou o contrato com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade parceira da Fapemat na concessão das bolsas, cujo valor em 2007 era de R$ 100,00 por aluno.

A ‘Bolsa de Iniciação Científica’ foi criada para estimular os estudantes do ensino médio a participarem no desenvolvimento de projetos de pesquisa científica ou tecnológica. “Ao reativar essa bolsa coloco em prática o meu desejo de popularizar a Ciência. Um dos pilares básicos do desenvolvimento científico e tecnológico de qualquer sociedade está na formação de pesquisadores. E essa formação se inicia ainda no ensino médio. Acredito que a bolsa descobre talentos potenciais escondidos nas nossas escolas e estimula os jovens a para participarem dos projetos de ciência e tecnologia em Mato Grosso”, comenta Valente.

A Fapemat criada por lei em 1994 mas instalada em 1997, tem em 2011 um orçamento de R$ 22 milhões. O órgão tem como principal finalidade o amparo ao desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica do Estado de Mato Grosso.

Currículo

João Pedro Valente, 52 anos, nascido em Jardinópolis (SP), é engenheiro agrônomo. Formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), fez mestrado e doutorado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). É ex-secretário municipal de Educação no início da gestão Wilson Santos e diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev) da UFMT. João Pedro Valente já foi assessor de reitoria e é professor e pesquisador há 32 anos pela Universidade Federal de Mato Grosso.
Imprimir