Imprimir

Notícias / Política BR

Fora da Presidência, Lula diz que ficou como 'cão que caiu da mudança’

G1

 Centro das atenções no 31º aniversário do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reassumiu nesta quinta-feira (10) o posto simbólico de presidente de honra do partido e recebeu uma série de homenagens em Brasília.

Com o bom humor característico, Lula começou o discurso brincando com os sentimentos dele nos primeiros dias fora da Presidência. “Estou aqui 40 dias depois de ter deixado a Presidência e brinco todo dia dizendo que os primeiros dias de ex-presidente, você fica como cão que caiu da mudança. Você fica sem saber o que fazer, sem saber para onde vai”, disse Lula, arrancando gargalhadas dos convidados.
A comemoração do aniversário do PT foi realizada no modesto Teatro do Sindicato dos Bancários, na capital federal, que tem capacidade para 400 convidados, em virtude da política de contenção de gastos do partido, que saiu das eleições de outubro de 2010 com uma dívida de cerca de R$ 27 milhões.
Como primeiro ato da cerimônia que começou 18h50, ex-presidentes do partido foram convidados a subir ao palco para compor a mesa ao lado do atual presidente, José Eduardo Dutra. O ex-ministro José Dirceu foi o mais aplaudido pelos petistas. Governadores petistas como o gaúcho Tarso Genro também foram festejados pelos convidados.
Momento de emoção no ato político, Dutra pediu aos companheiros uma salva de palmas para o ex-vice-presidente José Alencar, tratado como um dos petistas e aplaudido de pé pelo auditório.

o lado da ex-primeira dama Marisa Letícia, Lula, com a tradicional camisa social vermelha, subiu ao palco do evento 18h58 sob o coro dos convidados: “Olê, olê, olé, olá, Lula, Lula.”
Ato político
Bastante concorrida entre partidários e admiradores de Lula, a cerimônia conta com a presença dos 17 ministros petistas, além de deputados, senadores, governadores e lideranças históricas da sigla. Uma mesa com 13 cadeiras foi posicionada no palco do teatro para receber as figuras mais ilustres.
A segurança do local foi reforçada por agentes que fazem a segurança da presidente Dilma Rousseff, que deve comparecer para homenagear Lula. Um telão foi posicionado do lado de fora do teatro para que os curiosos pudessem acompanhar a cerimônia. Uma forte chuva caiu em Brasília e atrapalhou a chegada dos militantes para a festa petista.
Trabalho
Lula marca simbolicamente nesta quinta a retomada de suas atividades como militante e conselheiro do PT, função pela qual será remunerado em cerca de R$ 13 mil.
O ex-presidente petista chegou a Brasília por volta de 16h30 desta quarta-feira (9). Ele viajou de São Paulo para a capital federal em um voo comercial da Gol, depois de oito anos de viagens a bordo de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).
Depois de passar pelo hotel, o ex-presidente voltou ao Palácio da Alvorada como convidado da presidente Dilma. No jantar, entre garfadas de camarão, Lula divertiu-se com as histórias de sua primeira viagem em voo comercial, relembrou o assédio dos passageiros que estavam no voo e falou de temas relacionados ao governo, como o salário mínimo e o corte de gastos no orçamento.
Imprimir