Imprimir

Notícias / Cidades

Suspensão de transporte escolar revolta moradores

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

Os moradores da zona rural de Barra do Garças estão inconformados com a decisão da prefeitura de suspender o transporte escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que moram em fazendas e estudam nos distritos Vale dos Sonhos e Indianópolis. A decisão pode afetar diretamente mais de 45 alunos, com idade acima de 18 anos que querem estudar, mas dependem do ônibus escolar.

Uma reunião foi realizada sábado (12) no distrito Vale dos Sonhos, a 56 km de Barra, onde a população pediu o apoio de três vereadores para convencer o prefeito Wanderlei Farias (PR) para voltar atrás na decisão de retirar o ônibus dos alunos do EJA. O ano letivo está previsto para começar nesta segunda-feira (14) com extensão oferecida pelo estado em Vale dos Sonhos e também Indianópolis, a 96 km de Barra.

A reunião contou com a presença dos moradores, pastores das igrejas evangélicas e fazendeiros com objetivo de formar uma comissão para procurar o prefeito e caso não sejam atendida, a comissão está disposta a procurar o Ministério Público para reconquistar o transporte escolar. Um morador perguntou se eles têm ou não direito no transporte e perguntou sobre os novos ônibus que a prefeitura comprou onde serão utilizados.

O transporte sempre foi oferecido pela prefeitura nos distritos para os moradores numa extensão de 30 km em volta. São jovens acima de 18 anos que não tiveram a chance de estudar porque sempre trabalham no cabo da enxada e agora querem aprender e ter uma oportunidade a mais. Um pai disse se não for restabelecido o transporte ele vai ter que lar5gar o serviço e ficar desempregado na cidade para manter os filhos já adolescentes estudando.

A secretária de Educação, Silvia Maria, disse que o transporte foi cancelado porque são poucos alunos e estaria ficando caro para a prefeitura a despesa com o ônibus. Os vereadores assumiram um compromisso com a comunidade de conversarem com o prefeito.
Imprimir