Imprimir

Notícias / Política BR

Parceria com Ministério garante próteses ortopédicas

De Brasília - VT

O Projeto Suporte, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, atua na estruturação das redes assistenciais em traumatologia e ortopedia no país e já atendeu mais de três mil pessoas e operou mais de 1,6 mil pacientes em todo o país. O projeto, que promove há cinco anos cirurgias de alto custo como prótese de quadril e de joelho, conta com a parceria do Ministério da Saúde.

Segundo o coordenador do projeto, José Luiz Ramalho, objetivo é oferecer cirurgias de alta complexidade em estados que não têm capacidade de atender a demanda local.

"A gente consegue fazer um mapeamento de demanda utilizando da central nacional de alta complexidade. A gente já tem uma fila de demanda, com nome e sobrenome. Vai ao estado, faz uma visita de avaliação, onde vai o médico ortopedista e um médico anestesista. Selecionar dentre esses pacientes que estão aguardando cirurgia os que têm o perfil melhor pra uma ação naquele determinado estado. E retorna de duas a quatro semanas depois com uma equipe completa: anestesista, ortopedistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem com o material necessário para poder realizar as cirurgias", afirmou.

De acordo com José Luiz Ramalho, para realizar as ações do projeto Suporte, o Into conta com o apoio da rede de saúde local.

"A gente já tem um hospital referenciado pela própria secretaria para realizar as cirurgias. Tem um acordo com o hospital para disponibilizar para que a gente possa realizar as cirurgias. Os profissionais daquela determinada secretaria participam ativamente com a gente nas ações como uma forma de capacitação e a gente tenta realizar o maior número de cirurgias ao longo de uma semana de trabalho."

Segundo o coordenador, de 2005 a 2010, o protejo Suporte realizou oitenta e sete ações em todos os estados. Na próxima semana, será a vez do Acre receber o projeto. A equipe de avaliação vai selecionar trinta pacientes para serem operados em março. (Com informações do Ministério da Saúde).
Imprimir