Imprimir

Notícias / Política MT

MT adere a plano de Dilma de erradicação da pobreza extrema

De Brasília - Vinícius Tavares

A secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa, disse que Mato Grosso vai aderir integralmente ao plano da presidente Dilma Rousseff para erradicar a pobreza extrema no Brasil. A primeira-dama do Estado participa em Brasília nesta quarta e quinta-feira da reunião do Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social (Fonseas).

Na abertura do Fórum, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, pediu o auxílio dos Estados para construir uma agenda entre União, Estados e municípios para consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e para erradicar a pobreza extrema no país.

Após a apresentação, cada secretário ou representante estadual falou sobre suas metas e prioridades para os próximos quatro anos. De acordo com Roseli Barbosa, o grande desafio da área de assistência social de Mato Grosso é fazer com que as pessoas necessitadas sejam atendidas pelos programas sociais.

“Chegamos à conclusão de que é preciso ir ao encontro do cidadão. Precisa analisar conjuntamente de que forma o Estado pode chegar às pessoas que não possuem informação ou meios de acessar os programas sociais”, afirmou.

A primeira-dama disse ainda que a ministra tereza Campello quer promover uma articulação interministerial e um trabalho entre o governo federal com estados e municípios. “Ela pediu o apoio dos Estados para buscarmos uma sintonia em busca do objetivo comum que é a reeadicaçào da pobreza”, destacou.

Esta é a primeira reunião do Fórum após a posse dos novos secretários. Durante a tarde acontece debate para escolha dos representantes da comissão tripartite, que inclui representantes das três esferas de governo. Um novo encontro está previsto para ocorrer em março, em Brasília, onde será feita uma análise mais profunda sobre a capacidade orçamentária do Ministério e das secretarias estaduais para o efetivo combate à pobreza.
Imprimir