Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Honda faz recall de 693 mil veículos

Auto Esporte

A Honda anunciou nesta quinta-feira (17) recall de 693.497 mil unidades dos modelos Freed, Fit/Jazz e City no mundo depois de detectar problemas que podem provocar uma paralisação do motor e dificuldades na partida do veículo. Segundo a companhia, nenhum incidente associado à falha foi registrado.

O problema foi detectado em uma peça defeituosa, que pode provocar a interrupção do motor no momento de aceleração do carro.

Os modelos envolvidos, segundo a assessoria de imprensa da Honda no Brasil, são o Honda Fit/Jazz ano/modelo 2008 a 2010, Honda City ano/modelo 2009 e 2010, e o Honda Freed ano/modelo 2009 e 2010.

Do total, a Honda está fazendo recall de 167.883 modelos Freed e Fit no Japão, onde estima o custo total do programa de reparo em 39 milhões de dólares. O restante dos veículos está principalmente na Ásia, incluindo China.

A assessoria de imprensa da Honda no Brasil afirmou que o problema não atinge veículos produzidos e comercializados no país.

“Os modelos brasileiros (New Fit e Honda City), possuem motorização bicombustível (Flex), e têm características de construção diferentes dos veículos afetados por esta campanha de recall, que atinge exclusivamente os motores a gasolina”, informou a empresa em nota.

A assessoria esclareceu que “foi constatado que, em razão do deslocamento lateral da mola do movimento perdido do comando variável de válvulas do motor em relação ao seu suporte, poderá ocorrer uma interferência entre a espira da mola e a extremidade do suporte dos motores a gasolina”.

Ainda de acordo com a Honda no Brasil, serão substituídos o retentor e a mola do movimento perdido. O novo retentor terá uma diminuição da rugosidade para melhorar o deslizamento da mola. A mola será construída com material mais resistente.

Informações adicionais podem ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800-017-1213.
Imprimir